Procon faz alerta sobre contratação de seguros na hora da compra

Procon faz alerta sobre contratação de seguros na hora da compra
Segundo o órgão, são muitas as reclamações sobre seguros negociados de forma indevida

Os consumidores devem ficar atentos às ofertas de contratação de seguros e/ou a chamada “garantia estendida” na hora de fazer suas compras. O alerta é do Procon de Muriaé que divulgou nota sobre o assunto, nesta segunda-feira (12). Segundo o órgão, condutas indevidas estão sendo praticados por alguns estabelecimentos e o número de reclamações desta natureza tem crescido, já ultrapassando 15 episódios só nos primeiros cinco meses de 2017.

Por meio do comunicado, a diretora do Procon, Marília Fonseca, explica que “os vendedores oferecem diversos seguros, ou mesmo garantia estendida, no momento em que os consumidores procuram os estabelecimentos para comprar produtos”. Segundo ela, “o truque é oferecer um desconto no preço do produto, o que pode ocasionar problemas futuros e valores exorbitantes para o comprador”, reforça.

A nota cita o exemplo de uma consumidora que teria comprado um aparelho com preço de R$ 1.499,00, em uma determinada loja da cidade, mas com a contratação de seguros, o total da negociação saltou para a quantia final de R$ 4.765,51. De acordo com o Procon, a mulher relatou ter recebido desconto para comprar o produto e, em seguida, o lojista a estimulou a contratar quatro seguros, incluindo um de garantia estendida, resultando em um valor final mais que triplicado.

O Procon ressalta que a contratação de qualquer seguro na hora da compra não é obrigatória e que mesmo já contratado o serviço pode ser cancelado no prazo de sete dias. O órgão esclarece ainda que no caso de o vendedor se negar a vender o produto, sem que o consumidor aceite contratar o seguro, fica caracterizada a chamada “venda casada”, prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A sede do Procon de Muriaé funciona na Av. Maestro Sansão, ao lado do Terminal Rodoviário, em horário comercial, com atendimento telefônico pelos números 3696 3414 e 3696 3361.

 

Texto: Rádio Muriaé – reprodução na íntegra ou parcial permitida somente mediante crédito.

 

Fonte : Rádio Muriaé / Procon

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: