Projeto “Nosso Coletivo” é criado para beneficiar mulheres negras e Muriaé

Projeto “Nosso Coletivo” é criado para beneficiar mulheres negras e Muriaé
De acordo com Iris Amâncio, a ideia é criar um Conselho Municipal de Igualdade Racial dentro da prefeitura para discutir questões pertinentes a comunidade negra do município.
Sandra Franklin é professora da Rede Pública Municipal e advogada

Elizete Maria foi representante da beleza negra de Muriaé nos anos 1970 e 1980 e , ex-Secretária de Estado da Educação de Rondônia

Rosane Silva é professora da Rede Pública Municipal, Vice-presidente da Associação dos Surdos de Muriaé

Promover o empoeiramento de mulheres negras de Muriaé, em termos de igualdade de gênero e igualdade racial, colaborando para a estruturação e desenvolvimento das suas condições socioeconômicas, educacionais, familiares, psicológicas e afetivas. Esse é o objetivo do projeto “Nosso Coletivo”.

Criado recentemente, o projeto conta com a professora da Universidade Federal Fluminense, pesquisadora e editora, Iris Amâncio, a professora da Rede Pública Municipal e advogada, Sandra Franklin, ex-Secretária de Estado da Educação de Rondônia, representante da beleza negra de Muriaé nos anos 1970 e 1980, Elizete Maria e com a professora da Rede Pública Municipal, Vice-presidente da Associação dos Surdos de Muriaé, Rosane Silva.

Nesta segunda-feira (08) data em que é comemorada o Dia Internacional da Mulher, as educadoras concederam uma entrevista ao comunicador Paulo de Souza. Elas falaram dos projetos desenvolvidos e o que elas pretendem desenvolver nos próximos meses.

Durante a conversa, as entrevistadas falaram das dificuldades que uma mulher negra enfrenta em seu dia-dia. A ideia é criar metodologias, sempre voltadas à educação e capacitar essas mulheres para lidar com os obstáculos que elas lidam, seja no mercado de trabalho ou na vida pessoal.

De acordo com Iris Amâncio, a ideia é criar um Conselho Municipal de Igualdade Racial dentro da prefeitura para discutir questões pertinentes a comunidade negra do município. O projeto já foi passada ao prefeito municipal José Braz (Progressistas) e a previsão é que esse conselho seja criado nos próximos meses.

O grupo pretende fechar parcerias com entidades da cidade para que cursos de capacitação sejam ofertados as participantes. No dia 20 de março está marcada a primeira ação do grupo. O evento acontecerá no distrito de Bom Jesus da Cachoeira.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar