Quase 190 mil trabalhadores não sacaram PIS/Pasep 2015 em Minas; prazo termina dia 30

Quase 190 mil trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial do PIS/Pasep ano-base 2015 em Minas Gerais. O prazo final para retirada do valor referente ao benefício termina no dia 30 de junho, e o estado é o segundo com o maior de número de pessoas que não retiraram o dinheiro (189.635). No caso do PIS – para trabalhadores do setor privado – o abono pode ser sacado nas agências da Caixa. Já o pagamento do Pasep – para servidores públicos – é feito pelo Banco do Brasil.

Têm direito ao Abono Salarial ano-base 2015 quem estava inscrito no PIS/Pasep há ao menos cinco anos, tenha trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2015 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Além disso, também é necessário que os dados do trabalhador tenham sido informados de forma correta pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), após o fim do prazo para saque, o dinheiro do abono salarial volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), ficando disponível para o custeio de pagamento de benefícios como o Seguro-Desemprego e o Abono Salarial do próximo ano.

Atualmente o valor do abono é proporcional ao tempo que a pessoa trabalhou com carteira assinada no ano-base, sendo o valor total do benefício, de um salário mínimo (R$ 937), pago apenas para quem trabalhou registrado durante os 12 meses de 2015.

Quem trabalhou com carteira assinada, por exemplo, por apenas um mês em 2015, tem direito a receber o equivalente ao valor do salário mínimo divido por 12, que neste caso resulta na quantia de R$ 78,00.

Uma ferramenta de consulta disponibilizada na Internet pelo MTE permite ao trabalhador saber, de forma simples e rápida, se tem direito ao abono salarial. Basta inserir o número do PIS/Pasep ou CPF e data de nascimento.

Para consultar, clique aqui

Informações sobre o abono também podem ser obtidas através da Central de Atendimento “Alô Trabalho” do Ministério, que atende pelo número 158.

Saque

Para sacar o PIS, o trabalhador que tem Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07 da Caixa.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

 

Fonte : Ministério do Trabalho

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Um comentário em “Quase 190 mil trabalhadores não sacaram PIS/Pasep 2015 em Minas; prazo termina dia 30

  • Avatar
    1 julho , 2019 em 13:06
    Permalink

    I like what you guys are up also. Such intelligent work and reporting! Keep up the excellent works guys I’ve incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my web site 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: