Visitas as unidades prisionais retornarão neste final de semana

Visitas as unidades prisionais retornarão neste final de semana
A Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior está entre as maiores do estado e recebe detentos de várias regiões – Foto: Arquivo Rádio Muriaé
a maioria dos detentos que estão no presídio do bairro Safira aguardam julgamento – Foto: Arquivo Rádio Muriaé

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp-MG) informou nesta quarta-feira (23) que as visitas presenciais voltarão a ocorrer na Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior e no presídio do bairro Safira a partir deste final de semana (26 e 27).

A portaria foi divulgada no Diário Oficial e servirá também para todas as 194 unidades prisionais espalhadas pelo estado.

De acordo com a nota divulgada pela assessoria de comunicação da Sejusp, as unidades prisionais precisarão seguir uma série de protocolos do programa “Minas Consciente” que planeja a volta das atividades a partir da análise de índices como taxa de contágio e ocupação de leitos, conforme avaliação dos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e das decisões do Comitê Extraordinário Covid-19, criado pela gestão estadual.

Protocolos

Ainda segundo a nota, no caso do sistema prisional, será observada a localização dos estabelecimentos penais e a situação da macrorregião – onda verde, amarela e vermelha – para a especificação das regras de visitação ou para o impedimento desses encontros. Muriaé está inserida na “Onda Verde”.

Consultas

Todas as semanas, às quintas-feiras pela manhã, a Sejusp fará em seu site a postagem referente à situação de cada uma das 194 unidades, segundo a atualização das cores do mapa do Minas Consciente, e as regras passarão a valer para o fim de semana de visitação subsequente.  

A portaria publicada nesta quarta-feira trata ainda de outras atividades presenciais nas unidades, como atendimentos jurídicos e da Defensoria Pública, além de planejar o retorno das oficinas de capacitação instaladas dentro dos presídios e penitenciárias.

Outras regras

Ainda permanece suspensa a entrada de itens de alimentação, remédios, vestuário, higiene e limpeza levados diretamente por familiares, organizações da sociedade civil ou terceiros cadastrados. A medida busca reduzir a aglomeração na porta das unidades prisionais em razão da necessidade de vistoria dos itens, bem como uma possível contaminação presente nas embalagens.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: