Canta del-Rei contará com mais de 25 corais em SJDR

O Festival Nacional de Corais, Canta del-Rei, reúne de 2 a 4 de junho conjuntos de vozes de todas as regiões do Brasil. A cidade receberá cantores vindos de diversas cidades como Ipatinga (MG), Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ).

Num cenário famoso por sua arquitetura colonial, desde 2010 são homenageados no evento músicos de Minas Gerais, visando reconhecimento e divulgação do patrimônio artístico e cultural do Estado.

Em 2017, é a vez de João de Deus de Castro Lobo, nascido em Vila Rica, atual Ouro Preto, e considerado um dos maiores nomes da música religiosa do século XIX. Cada grupo participante deve ter no repertório ao menos uma composição de autoria mineira.

Novidade
A grande mudança para este ano é que um dos palcos para a performance dos corais será a Estação Ferroviária, onde o público poderá apreciar um dos cartões-postais da cidade: a Maria-Fumaça.

No local, será interpretada a canção Encontros e Despedidas, de autoria de Fernando Brant e Milton Nascimento.

De acordo com o maestro e coordenador cultural Paulo Miranda, “o principal intuito é oferecer na terra da música uma gama de eventos culturais de forma gratuita para as pessoas e também movimentar a economia da cidade”.

Programação
A abertura da cerimônia acontece na próxima sexta-feira, 2 de junho, no Teatro Municipal, às 18h. Logo após, as apresentações individuais dos 26 corais inscritos serão divididas entre o Teatro Municipal, às 19h; e a Igreja de São Gonçalo, às 20h. Em lugar do tradicional cortejo, às 11h do sábado, 3 de junho, os corais se reúnem aos alunos do Conservatório Padre José Maria Xavier, na Estação Ferroviária.

Ainda no sábado acontecem, às 15h e às 18h, as apresentações no Teatro Municipal e na Igreja de São Gonçalo, respectivamente.

Às 20h haverá o fechamento da noite no Teatro Municipal. Já a última atividade do evento será no domingo, 4 de junho, com celebração de missa com participação do Coral e Orquestra Ribeiro Bastos, às 9h15, na Igreja de São Francisco. Às 10h a missa será na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, com o Coral e Orquestra Lira Sanjoanense.

Pouco depois, às 10h30, ocorre a concentração na Escadaria da Igreja das Mercês, onde todos os corais interpretarão três canções: São João del-Rei, do professor Abgar Campos Tirado; Cantate Domino, de Handel; e Tema da Vida, de Marcus Viana.
Fonte: Gazeta de São João del Rei
Foto: Canta del Rei/Acervo

O post Canta del-Rei contará com mais de 25 corais em SJDR apareceu primeiro em Rádio São João del-Rei.

Postado originalmente por: Rádio São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: