Casos de dengue diminuem em SJDR

Diminui o alerta vermelho contra a Dengue em São João del-Rei. Isso porque o total de diagnósticos para a doença despencou 30 vezes no primeiro semestre de 2017 em comparação aos seis meses iniciais do ano passado.

Em junho de 2016, a cidade já somava 430 casos confirmados da patologia. Hoje, segundo dados do Setor Municipal de Endemias, há apenas 14 pacientes diagnosticados com Dengue, transmitida pelo Aedes aegypti. O mesmo mosquito é vetor de doenças como a Chikungunya, que infectou sete pessoas em São João no período entre janeiro e junho do ano passado. Atualmente não há registros do problema na cidade.

Transformação
Outra matemática que ajuda a ter uma dimensão do cenário crítico em junho de 2016 envolve as notificações de possíveis casos de Dengue no período. O mesmo Setor de Endemias destacou, no ano passado, que em seis meses o território são-joanense somava 1.442 pessoas apresentando sintomas da doença e aguardando resultados de exames.

Entre 1º de janeiro e 1º de junho deste ano, no entanto, esse índice caiu para 40 suspeitas. “Há motivos para comemorar, claro. Mas nada que signifique suspender os cuidados. Mesmo com as temperaturas baixas do inverno, é necessário ter atenção em casa. Os mosquitos são menos resistentes a essa estação, sim. Porém, seguem rondando e infectando”, ponderou o coordenador de Endemias no município, José Jardim Júnior.
Exatamente por isso, agentes do setor continuarão com atividades de conscientização, vigília e contenção de focos do vetor em todo o território são-joanense.

Epidemia
Os resultados do município ao longo do ano passado foram reflexos diretos de uma crise na Saúde Pública nacional, que encarou o pior surto de Dengue da última década. Somado à escalada de diagnósticos de Zika e Chikungunya, falou-se inclusive em uma “tríplice epidemia de vírus transmitidos pelo Aedes aegypti” no país.

“Houve maior atenção no âmbito nacional e, claro, recebemos aval para novas estratégias da Administração Municipal neste ano. Uma delas a de retirada de veículos abandonados das ruas. Até agora, cerca de 90 saíram das vias públicas numa parceria com o Departamento Municipal de Trânsito”, finaliza Júnior.

O coordenador de Endemias lembra, também, que a cidade conta com o Tele-Dengue, um número para atendimento, solução de dúvidas e denúncias dos moradores: (0**32) 3379-1565.

Fonte: Gazeta de SJDR

O post Casos de dengue diminuem em SJDR apareceu primeiro em Rádio São João del-Rei.

Postado originalmente por: Rádio São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: