Festival de Cerveja começa hoje em Tiradentes

Criado com o objetivo de descentralizar os eventos cervejeiros e estimular a produção da bebida no interior do estado, o TremBier – Festival de Cervejas Especiais de Tiradentes chega este ano à sua 4ª edição. O evento, realizado na cidade histórica mineira, começa hoje (4) e vai até domingo(7), com a participação de aproximadamente 30 cervejarias e apresentação de mais de 200 rótulos.

O festival conta com roteiro gastronômico, cursos, palestras, concurso de cerveja de panela e apresentações de bandas locais. Uma das novidades deste ano é que a estrutura do evento será montada na Praça da Rodoviária – e não mais no Largo das Forras, como nos outros anos. A intenção é proporcionar mais conforto para os visitantes, uma vez que a Praça da Rodoviária possui uma área livre maior para a montagem do palco e dos estandes cervejeiros.

A nova estrutura permitirá ainda a participação de foodtrucks na praça, completando o roteiro gastronômico do festival, no qual diversos restaurantes da cidade oferecem jantares harmonizados exclusivos nos quatro dias do evento. O menu será feito com a colaboração de chefs convidados.

CONCURSO DE CERVEJA

Para valorizar a produção caseira da bebida, o TremBier irá realizar a 2ª edição do Concurso de Cerveja de Panela, registrado no Beer Judge Certification Program (BJCP). O concurso é um incentivo para os paneleiros, para ampliação da marca e reconhecimento do seu produto. Além disso, é uma oportunidade para os cervejeiros terem seus produtos avaliados por profissionais qualificados, tendo um feedback para aprimorar suas receitas.

Poderão participar do concurso apenas cervejeiros caseiros, sem razão social. Os cervejeiros poderão concorrer em todos os estilos BJCP (2015), com a limitação de uma receita por estilo. O julgamento ocorrerá no dia 6 de maio 2017, no Luth Bistrô, em Tiradentes. As três melhores cervejas ganharão troféus e poderão utilizar o selo do concurso em seus rótulos. Além disso, os dois primeiros colocados ganharão estadias em pousadas da cidade.

A organização contará com a colaboração da sommelier de cervejas Jaqueline Oliveira e do empresário Mauro Manzali Bonaccorsi (Juiz BJCP, Sommelier de cervejas e dono do aplicativo Brasil Beer Guide).

ROTEIRO GASTRONÔMICO

O roteiro gastronômico do festival incluirá, neste ano, dez estabelecimentos da cidade, que oferecerão jantares harmonizados com as cervejas participantes. Além disso, haverá foodtruks na praça e dois estandes de restaurantes locais, com um cardápio especialmente criado para o evento cervejeiro.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

A programação musical do evento contempla shows gratuitos na praça, com destaque para artistas locais e bandas independentes.

CURSOS E PALESTRAS

A programação do festival inclui ainda, no sábado (06), cursos e palestras sobre fabricação, harmonização e degustações. Os cursos serão ministrados no Luth Bistrô (Rua Direita, 224) e as inscrições podem ser feitas no site www.trembier.com.br.

SOBRE O FESTIVAL

O TremBier surgiu em 2012, sendo idealizado pelo empresário e chef de cozinha Luiz César Costa. O evento é uma mistura da cultura regional mineira, simbolizada pela Maria Fumaça e com destaque para as cervejas especiais. Em 2016, o evento recebeu cerca de 10 mil pessoas. O acesso ao evento é gratuito, com exceção dos cursos e palestras.

 

Fonte: Barroso em Dia
Foto: Trembier/Divulgação

O post Festival de Cerveja começa hoje em Tiradentes apareceu primeiro em Rádio São João del-Rei.

Postado originalmente por: Rádio São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: