Grupo de músicos de SJDR pede apoio para ir à Alemanha

Um grupo de 13 pessoas ligadas à música em São João del-Rei luta pela oportunidade de tocar com estudiosos da área na Alemanha no próximo dia 1º de julho. No entanto, para que isso aconteça, é preciso arrecadar as moedinhas que ajudem a custear essa viagem.

O convite para participar do Festival UNIMUS, em Koblenz, surgiu devido ao Festival MUSIK-Expedition, que teve sua primeira edição realizada em São João del-Rei no ano passado com a participação de músicos alemães.

Segundo o diretor do Instituto Spix e Martius e coordenador geral do Festival MUSIK, Lúcio Barreto, a ideia assustou um pouco. “Como um evento desse porte pode chegar a São João e dar uma oportunidade tão grande para oito músicos de 18 a 22 anos?”, destaca.

Barreto lembra que, além desses jovens, ele, dois jornalistas e outros dois professores de Música também integram o grupo. O apadrinhamento, porém, será direcionado aos estudantes que não podem arcar com a despesa de uma viagem internacional. “Na realidade, precisamos só do dinheiro da passagem. Quando chegarmos à Alemanha, teremos todo o suporte com hospedagem, alimentação e transporte. Mas é necessário reservar os tickets mais rápido possível, já que o câmbio está oscilando muito”, disse.

O coordenador afirma também que é importante que todos façam a viagem. “Estamos indo com uma orquestra reduzida e lá iremos nos unir às orquestras locais para tocar. Estamos fazendo ensaios individuais e, ao chegarmos à Alemanha, faremos um ensaio geral para a apresentação. Vai ser uma oportunidade única no currículo desses jovens estudantes de Música em São João del-Rei”.

Para apoiar o grupo, o futuro “padrinho” ou “madrinha” deve entrar em contato com o Instituto Spix e Martius através do telefone: (0**32) 9 9199-5936, no email spixmar[email protected] ou pessoalmente, na Praça Embaixador da Cunha, nº 53, Centro de São João del-Rei.

Na Alemanha
Na Alemanha, a MUSIK-Expedition conta com o apoio da Universidade de Koblenz-Landau, do Christian Ernst Gymnasium, da Universidade de Erlangen-Nuremberg, do Centro Universitário da Baviera para a América Latina (BAYLAT) e do DAAD (Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão). “Ao todo, serão sete apresentações. Inclusive na Baviera o grupo será a atração principal do evento”, afirma Barreto.

O Festival
Spix e Marcius foram dois cientistas alemães que desembarcaram no Brasil há mais de dois séculos.

Juntos, fizeram uma expedição pelo país que, entre suas contribuições, pôde catalogar em partituras diversas canções típicas dos nossos índios.

Criado em homenagem a esses dois europeus, o Instituto Spix & Marcius, em São João del-Rei, decidiu refazer essa expedição. Mas em forma de festival: o MUSIK-Expedition, que teve sua primeira edição em agosto do ano passado. Em 2017 ele irá acontecer de 16 de agosto a 9 de setembro.

O Instituto
O Spix e Martius funciona como uma escola de planejamento e gestão de projetos e atua promovendo o ensino da música e da língua alemã em São João del-Rei. A MUSIK-Expedition celebra este ano o aniversário de 200 anos da ‘expedição original’ feita pelos Alemães Spix e Martius que inspira as ações do Instituto.

Fonte: Gazeta de São João del Rei
Foto:

O post Grupo de músicos de SJDR pede apoio para ir à Alemanha apareceu primeiro em Rádio São João del-Rei.

Postado originalmente por: Rádio São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: