Museu Regional de SJDR sedia exposição “Preservar pra quê?”

Já dizia Mario de Andrade: “defender o Patrimônio Histórico e Artístico é alfabetização”. É com essa ideia que o Museu Regional de São João del-Rei (MRSJ) inaugurou a exposição Preservar pra quê?, em que estão sendo apresentados quadros, acervos de imagens, vídeos e notícias para propor um debate sobre os 70 anos de preservação do Casarão do Comendador, onde o espaço cultural funciona.

A exposição
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Museu Regional de São João del-Rei, a proposta da exposição também é trazer a conhecimento do público um pouco mais sobre a história do Casarão do Comendador, que representa a Arquitetura Brasileira de Estilo Imperial. “As pesquisas começaram no início de 2016 e, a partir disso, a exposição tem sido construída por toda a equipe do Museu Regional. Queremos falar sobre os valores do passado e do presente; salientar a importância da manutenção do patrimônio e interrogar a cada um que redescobre essa narrativa: ‘afinal, preservar pra quê?’”, aponta nota.

Também para promover o evento, colaboradores do MRSJ realizaram uma pesquisa sobre a história do Comendador João Antônio da Silva Mourão, que construiu o casarão. Tudo para esclarecer diversas dúvidas sobre como o local se transformou em um museu e contar, em detalhes, por que o prédio quase foi totalmente destruído. “Depois de quase um ano e meio de trabalho, o sentimento é de realização ao ver todo o processo de elaboração e montagem se concretizando em uma exposição como essa”, comenta o chefe de Serviços do Museu Regional, Diego Garcia.

O espaço está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h.

História do Casarão
Nem todo mundo sabe, mas o Museu Regional, não só é sede de diversas manifestações artísticas do município, mas também uma intensa história. O Casarão do Comendador existe desde o século XIX e fica localizado no Largo do Tamandaré.

Quando construído, era mansão do proprietário e sua família; além de uma tradicional loja de secos e molhados. Com o falecimento de Mourão, o imóvel foi herdado e repassado entre familiares dele até ser vendido.

Exatamente por isso, chegou bem perto de ser totalmente derrubado. Isso porque na década de 40 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou o processo de tombamento do imóvel. Os proprietários dele na época, porém, ofereceram resistência e iniciaram a demolição, pois pretendiam construir ali um hotel. Após anos de disputa judicial, o Casarão finalmente foi tombado e iniciou-se ali um longo processo de restauração, com espaço aberto ao público em 1963.

Fonte: Gazeta de São João del Rei
Foto: MRSJDR

O post Museu Regional de SJDR sedia exposição “Preservar pra quê?” apareceu primeiro em Rádio São João del-Rei.

Postado originalmente por: Rádio São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: