Queijo Minas é tema de festival em SJDR

O queijo é um patrimônio da gastronomia mineira e um produto consumido nacionalmente. A história de sua produção em São João del-Rei, aliás, começou nos tempos do Brasil Colônia e vai ganhando cada vez mais força econômica. Com o intuito de incentivar a fabricação e ampliar o mercado da iguaria, começa nesta terça-feira, 13, o Festival Quintana dos Queijos, que tem uma programação recheada até o domingo, 18.

A primeira edição do evento conta com palestras, feiras, exposição fotográfica e degustação.Em São João del-Rei existem quase 50 produtores, o que representa milhões de reais injetados na economia por mês e com 1,3 mil toneladas de queijo comercializadas na cidade por mês.

Tipos
A produção do Queijo Minas Artesanal é um campo cada vez mais explorado. No entanto, o Frescal ainda domina o cenário, pois pode ser vendido logo após o processo de pasteurização. Já o Artesanal requer processos mais demorados, além de ter na receita leite vindo exclusivamente da propriedade onde é feito. O processo de fabricação, na realidade, envolve ainda um tempo de maturação, só podendo ser comercializado após 20 dias.

A produção dos queijos acontece no contexto da agricultura familiar, o que permite a redução de custos com mão-de-obra e pode favorecer maior agregação de valor em relação à comercialização direta do leite, matéria-prima fundamental para a fabricação do produto.

Cronograma
Discussões sobre esse tema estão dentro da programação do festival com o II Fórum Regional de Leite e Queijo do Campo das Vertentes, que leva ao público palestras variadas sobre a temática e a oportunidade de degustação de queijo e de cerveja artesanal.

Será o momento em que instituições de pesquisa, técnicos, produtores rurais, comerciantes do ramo e consumidores se reunirão para debater as possibilidades e tendências da atividade econômica para a região.

O festival tem abertura prevista para terça-feira, 13, às 19h30, na sede Associação Comercial e Industrial de São João (ACI del-Rei). O encerramento será no domingo, 18 com uma feira e exposição de queijos na Estação Ferroviária.

Programação
Terça-feira, 13
19h30 – Abertura do evento seguida pela palestra “A Geografia do Queijo Minas Artesanal”, com Marcos Mergarejo Netto
20h30 – Palestra “Programa Estadual de Queijo Minas Artesanal”, com Gilson de Assis Sales, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Logo após, degustação de queijos e cervejas artesanais.

Quarta-feira, 14
8h30 – Palestra “Políticas de Fomento à Produção Agroalimentar Artesanal”, com Rodrigo Lopes de Almeida, da MAPA.
9h30 – Palestra “Importância das Boas Práticas de Fabricação na Agroindústria Familiar”, com Marciana Souza Lima, da Emater-MG. Logo após Cheese Break.
11h – Palestra “Qualidade de Queijos Artesanais: Atributos e Defeitos”, com Daniel Arantes Pereira da Epamig.
12h – Almoço.
14h – Palestra “Maturação de Queijos: Alterações na Composição e na Microbiota”, com José Manoel Martins, do IF Sudeste.
15h – Palestra “Inovações e Tendências na Cadeia Produtiva de Lácteos”, com Sandra Martins Pinto, da UFLA.
16h – Cheese Break
16h30 – Palestra “Legislação Aplicada ao processamento de Leite na Agroindústria Familiar”, com Rafael Rodrigues de Almeida, do IMA. Logo após encerramento.

Quinta, 15, a 18, domingo
8h às 18h – Feira de Queijos e Exposição Queijo Minas Artesanal: Memórias Fazeres e Percepções, de Elizur Rodrigues Pereira Júnior, na Estação Ferroviária de São João del-Rei.

Fonte:Gazeta de São João del-Rei

 

 

O post Queijo Minas é tema de festival em SJDR apareceu primeiro em Rádio São João del-Rei.

Postado originalmente por: Rádio São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: