TJMG condena Rodrigo Lopes por improbidade administrativa, mas prefeito segue no cargo

No início da segunda quinzena deste mês de outubro o Prefeito de Andradas Rodrigo Lopes foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais por improbidade administrativa. De acordo com o chefe do Poder Executivo local nos primeiros meses de seu primeiro mandato (em 2013) veículos do setor de saúde do município foram lavados na empresa do então Vereador Alexandre Cancherini, o “Xandão”, que também acabara de ser eleito. De janeiro a junho de 2013 foram gastos com as lavagens R$ 997,52.

Ao descobrir que isso estava acontecendo e compreendendo que a situação poderia estar irregular Rodrigo determinou que os veículos não fossem mais lavados no Lava a Jato do vereador. Ele realça que antes de 2013 veículos da Prefeitura já eram lavados na empresa de Xandão, que não era vereador.

Rodrigo Lopes explica também que passados cerca de dois anos da suspensão dos serviços o Ministério Público de Andradas o denunciou alegando que ele estaria comprando apoio do vereador ao enviar ao lava jato dele os veículos da Prefeitura e também pela falta de licitação antes da realização do serviço.

A denuncia foi aceita e o processo teve inicio, mas a decisão foi favorável a Rodrigo, que foi absolvido em primeira instancia. O Ministério Público recorreu e agora o TJMG condenou o Prefeito por improbidade administrativa, determinando que ele seja afastado do cargo, tenha os direitos políticos suspensos por três anos e pague multa de valor equivalente ao seu salário como prefeito.

Porém, Rodrigo recorreu e a decisão está suspensa, o que significa que ele se mantem no cargo. A expectativa é que os embargos apresentados pela defesa do prefeito sejam julgados até na próxima segunda-feira (04/11).

Para falar sobre o assunto na tarde desta quinta-feira (31) Rodrigo concedeu entrevista em seu gabinete. De acordo com ele não houve corrupção e nem dolo de sua parte e até mesmo a Procuradoria do Estado deixou isso bem claro ao se manifestar nos autos. Confira!

Postado originalmente por: Rádio Vinícola

Pesquisar