Mais uma conquista – Município, União e HNSD assinam convênio para unidade de radioterapia nesta sexta-feira

Itabira avança em serviços de saúde de alta complexidade, em especial no tratamento contra o câncer. Desta vez, o município foi incluído no Plano de Expansão da Radioterapia, do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição beneficiada é o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), que já realiza procedimentos de quimioterapia. A assinatura do termo de compromisso para o que virá a ser um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia acontecerá nesta sexta-feira (31), às 15 horas, no HNSD.

O hospital receberá da União, por intermédio da Prefeitura de Itabira, que detém gestão plena dos prestadores SUS, investimentos em equipamentos e infraestrutura para abrigar o serviço de radioterapia.

Após a assinatura do termo começam as movimentações para erguer a unidade, com previsão inicial de 24 meses. A empresa Varian Medical Systems é a contratada do Ministério da Saúde (MS) para elaborar o projeto de construção dos espaços, instalação dos equipamentos e fornecimento dos aceleradores lineares.

De acordo com a documentação que pactua o serviço de radioterapia, a unidade local deverá oferecer tratamento a, no mínimo, 50 pacientes por mês.

A capacidade técnica do HNSD para a radioterapia foi comprovada ao Ministério da Saúde nos últimos meses, resultado de agendas que somam esforços da administração municipal e da Irmandade Nossa Senhora das Dores.

A aptidão ao serviço fará da cidade um polo em tratamento oncológico. O município será o primeiro de sua região a dispor do tratamento radioterápico, sendo que os polos mais próximos são os de Ipatinga, no Vale do Aço, e o da capital mineira.

Foto: Divulgação/HNSD

O post Mais uma conquista – Município, União e HNSD assinam convênio para unidade de radioterapia nesta sexta-feira apareceu primeiro em Ronniel Nascimento.

Postado originalmente por: Ronniel Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: