Nota oficial do HNSD sobre prestação de contas e atrasos em repasses financeiros

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) é uma instituição sólida e com 159 anos de atuação em Itabira e região. Durante todo esse tempo, vem trabalhando incessantemente para desenvolver e promover melhorias na prestação de serviços de saúde para a população de Itabira e das Microrregiões de João Monlevade e Guanhães.

Um trabalho que só é possível graças a uma administração séria e comprometida com os ideais cristãos e filantropos que sempre nortearam o nosso hospital. Dessa forma, sempre tratamos os recursos públicos recebidos de maneira correta e assertiva, o que nos permite ter uma relação de confiança com diversas instituições do país.

Por isso temos conseguido trazer novos serviços para a região, como a Oncologia, Cirurgia Oncológica, expansão em mais de 100% de leitos de salvamento de UTI (e já em funcionamento), e, também, a inclusão do HNSD no plano de expansão da Radioterapia e construção de um novo Centro de Hemodiálise. Todos ofertados via Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dessa atuação, o HNSD também preza por uma política de transparência. Para isso, realiza anualmente a prestação de contas de suas atividades por meio do conselho fiscal da Mesa Administrativa e de uma auditoria externa independente, conforme Lei 12.101, artigo 29, alíneas IV e VIII.

Toda a prestação de serviço SUS é supervisionada in loco pelo Município de Itabira. Além da avaliação e validação da prestação do serviço mensal por meio de uma Comissão de Avaliação de Convênio (CAC), conforme portaria GM/MS nº 1.721, de 21 de setembro de 2005, que dispõe sobre a Contratualização com Hospitais Filantrópicos, o qual tem como função auditar os serviços conveniados com a Prefeitura de Itabira.

Essa comissão, inclusive, é composta por dois membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), dois membros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e dois membros do HNSD.

O hospital, ainda, busca manter uma relação aberta e próxima com a comunidade itabirana e seus representantes. Tanto que em setembro apresentará uma prestação de contas de sua atuação na cidade para o Conselho Municipal de Saúde. Tudo isso para garantir um diálogo franco com todos que dependem dos nossos serviços e contribuem com a nossa história.

Atrasos de repasses

Como é de conhecimento público, o Brasil vem trabalhando para superar uma grave crise econômica. Essa situação gerou reflexos na economia de Minas Gerais e de Itabira, o que afetou profundamente o setor de saúde e vem atrasando os repasses financeiros feitos às instituições que atendem pelo SUS – o que inclui o HNSD.

Diante desse quadro, o hospital mantém diálogo constante com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Itabira para regularizar a situação e normalizar os repasses de recursos. Mesmo enfrentando essa grava situação, o HNSD vem mantendo suas atividades em pleno funcionamento, sem diminuir ou cortar nenhuma atividade, pelo contrário, vem expandido sua área de atuação com prestação de novos serviços para Itabira e região.

Demissão de médicos

Recentemente, foram feitos questionamentos quanto ao desligamento de alguns profissionais da nossa instituição. Essas demissões foram de ordem técnica e não representaram redução no número médicos. O que aconteceu foi uma readequação da equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Tanto que o quantitativo de profissionais atuando nesse serviço segue as orientações do Ministério da Saúde, que exige um médico regulador e um emergencista por plantão no SAMU.

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Postado originalmente por: Ronniel Nascimento

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