Abordagem e orientação de moradores de rua são realizadas no Porto Velho

Uma ação de prevenção e orientação às pessoas em situação de rua ocorreu nesta quarta-feira (15), por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A ação foi coordenada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que abordou pessoas no Porto Velho próximo ao Campo do Guarani.

Durante a manhã, foram realizadas abordagens próximas e no entorno do Estádio Waldemar Teixeira de Faria pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com uma equipe de abordagem de rua. O objetivo foi apresentar os serviços disponíveis.

Foram feitos testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis pela equipe do CTA. Os resultados foram apresentados aos moradores de rua de forma isolada, com acompanhamento psicológico e acolhimento. Estudantes de enfermagem acompanhados pelo médico da Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ) acompanharam os resultados dos testes rápidos no decorrer da tarde. Cortes de cabelo nas pessoas em situação de rua e nos moradores do entorno também foram realizados por voluntários.

Francisca Vanizia, referência técnica do CTA, afirma que a ação visa aproximar o serviço das pessoas em situação de rua. “Nós prestamos o serviço diariamente no CTA, mas as pessoas que estão em situação de rua muitas vezes não têm acesso ou buscam o serviço. Com o serviço na rua, aproximamo-nos deles”, realçou.

Receberão medicação na hora as pessoas que apresentarem positivo no teste de sífilis. Os moradores de rua foram orientados sobre os serviços disponíveis pelo município.

“Nós fazemos essa ação pelo menos duas vezes por ano, ampliando o atendimento em outros locais”, ressaltou Francisca.

O post Abordagem e orientação de moradores de rua são realizadas no Porto Velho apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: