Bens ferroviários de Minas são listados como patrimônio nacional

Um estudo realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ao longo dos últimos dois anos estará disponível em 15 dias, no site do órgão, apontando pelo menos 100 bens imóveis do patrimônio ferroviário mineiro tidos como de valor cultural.

Em breve, outros cerca de 60 serão incluídos no estudo e deverão merecer atenção para fins de recuperação e preservação pelas prefeituras e possíveis parceiros, conforme anunciado nesta quinta-feira (20), durante audiência pública da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Tratam-se de bens imóveis que tiveram atribuído a eles valor cultural. Diferente do tombamento, o procedimento de valoração resulta na declaração de bens como sendo um patrimônio nacional, podendo posteriormente serem tombados, se for o caso.

Salas de Memória deve ocupar estações

Inventariado entre 2007 e 2009, o acervo ferroviário em Minas engloba 1.580 estações e mais de três mil bens imóveis, como telégrafos, sinos, bancos e outros.

Muitos desses bens, da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), foram posteriormente repassados ao Iphan, e agora esses mais de três mil objetos levantados deverão ser distribuídos pelos cerca de 160 imóveis valorados no Estado e que constam do estudo a ser divulgado.

O objetivo é que esses imóveis, muitos deles antigas estações, abriguem o projeto Salas de Memória, idealizado pelo Iphan. A proposta é implantar em todos eles uma vitrine de objetos diversos alusivos ao transporte ferroviário, com informações históricas dispostas num painel.

Fonte: ALMG

O post Bens ferroviários de Minas são listados como patrimônio nacional apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar