Campanha de Vacinação contra a Influenza começa segunda-feira (23)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira (23) nas cidades do Centro-Oeste de Minas. O anúncio foi feito nesta quinta (19) pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, responsável por 54 municípios da região.

A medida, segundo o Ministério da Saúde, é uma forma de auxiliar os profissionais da área a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus. De acordo com o Informe Epidemiológico divulgado Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nesta quarta (18), 32 casos suspeitos notificados continuam em investigação na região.

Conforme explicou a Referência Técnica de Imunizações da SRS, Eliane Resende de Morais Peixoto, em uma primeira etapa serão imunizados idosos e trabalhadores da saúde.

“É importante que esse público tenha a vacinação porque a influenza é um vírus respiratório que circula muito em nossa região, principalmente neste período do ano. É um vírus que causa complicações e aumenta o risco de vida para os idosos”, explicou.

A referência técnica explicou também como vai funcionar a campanha, uma vez que a aglomeração de pessoas principalmente idosos não é recomendada por causa do risco de transmissão do coronavírus.

“Nós, técnicos da Regional de Saúde, conversamos com representantes dos municípios cobertos pela regional sobre a vacinação deste público alvo. Cada Secretaria Municipal de Saúde irá desenhar uma estratégia de vacinação para evitar aglomerações. Chegou uma remessa de vacinas para esse início de campanha e a meta para cada grupo prioritário da campanha é vacinar 90% dessa população”, finalizou.

Campanha antecipada

O anúncio de antecipação da campanha de vacinação ocorreu em fevereiro pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, explicou que mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.

“A campanha ocorrerá em âmbito nacional, como as anteriores. Vamos começar por gestantes, crianças até 6 anos, puérperas e idosos. Depois, incluiremos outras categorias. Dessa forma, espera-se que o vírus tenha menor propagação”, explicou o ministro.

O ministro também falou sobre a importância de ampliar a cobertura vacinal e destacou que a vacina é uma das medidas mais importantes para a prevenção de doenças. “As influenzas A e B são mais comuns que o coronavírus e a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país. Por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem uma unidade de saúde”, concluiu.

O post Campanha de Vacinação contra a Influenza começa segunda-feira (23) apareceu primeiro em Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Pesquisar