Com doses insuficientes, Divinópolis não consegue realizar campanha antirrábica na área urbana

A quantidade de vacinas contra a raiva enviadas a Divinópolis pelo Ministério da Saúde em 2019 foi insuficiente. Segundo a Secretaria de Saúde do município, dos quase 40 mil cães e gatos existentes na cidade, apenas 3.710 animais foram imunizados e apenas na área rural.

 

A Superintendência Regional de Saúde é quem repassa as doses para o município. A unidade alega que as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde não foram suficientes para realizar a campanha na área urbana.

 

De acordo com a Secretária de Estado de Saúde (SES-MG), compete ao Ministério da Saúde o fornecimento da vacina antirrábica animal às unidades federadas, conforme programação previamente estipulada pelos estados. O que ocorreu este ano foi que as doses enviadas pelo Ministério foram insuficientes para cobrir todo estado e sendo assim, a SES-MG teve que priorizar regiões de risco.

 

A SES explicou ainda que, em abril de 2019, 58% do quantitativo total de imunobiológicos foram destinados à realização da campanha de vacinação antirrábica animal nos municípios. A entrega do restante, programada para o mês de julho de 2019, não foi feita devido à interrupção de envio de vacina antirrábica animal por parte do Ministério.

 

Com a falta de vacinas na cidade, quem tem cães e gatos e não querem ver os animais desprotegidos, precisam pagar pelas doses. Foi o caso da empresária Flávia Pardini. Ela tem seis animais e para vacinar todos ela gastou em média R$ 800 este ano.

Além dos animais não serem imunizados, a preocupação de profissionais da área é erradicar a raiva em humanos, que segundo a veterinária Franciany Moura, pode ser fatal.

Fonte – G1/Centro-Oeste

 

O post Com doses insuficientes, Divinópolis não consegue realizar campanha antirrábica na área urbana apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Pesquisar