Confirmado em Divinópolis caso de síndrome inflamatória pediátrica associada à Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou que Divinópolis tem um caso positivo para a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), associada à Covid-19.

 

Desde julho, em uma ação conjunta com o Ministério da Saúde, a SES determinou a notificação obrigatória por parte dos municípios de casos suspeitos da síndrome. Desde então a situação é acompanhada no estado, aguardando análise de exames para descartar ou confirmar a doença.

 

De acordo com a pasta, foi o monitoramento da Covid-19 que levou à identificação da síndrome em crianças que testaram positivo ou tiveram contato com algum caso de Sars-Cov-2.

 

Segundo a secretaria, as crianças diagnosticadas com SIM-P podem evoluir de forma grave com insuficiência respiratória, doença renal aguda, insuficiência cardíaca aguda e também apresentar sintomas semelhantes à doença de Kawasaki, como febre, manchas vermelhas na pele, conjuntivite, edema de pés e mãos. Os sintomas respiratórios não são encontrados em todos os casos, segundo o Estado.

 

A notificação deve ser realizada, preferencialmente, pelo serviço de Saúde responsável pela hospitalização do caso, por formulário individual. Se o documento não puder ser preenchido pela internet, o mesmo deve ser impresso, preenchido e enviado à vigilância epidemiológica da região ou da Secretaria Municipal de Saúde.

 

O estado já contabiliza 16 casos notificados, sendo oito confirmados. Destes, seis receberam alta e dois permanecem internados. Não há óbitos por SIM-P em Minas Gerais.

 

O Ministério da Saúde informou que os dados mais recentes da SIM-P são do dia 8 de agosto, quando havia 117 bebês, crianças e adolescentes, entre 7 meses e 16 anos, diagnosticados com a síndrome. Nove mortes foram registradas.

O post Confirmado em Divinópolis caso de síndrome inflamatória pediátrica associada à Covid-19 apareceu primeiro em Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Pesquisar