Consumidor deve ficar atento para evitar desperdício de energia elétrica

O desperdício de energia elétrica ainda é um dos principais fatores que encarecem a conta de energia dos consumidores. Dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia apontam que Minas Gerais desperdiçou, somente no ano passado, mais de 5 mil GWh de energia, o equivalente a R$2,4 bilhões desperdiçados.

A orientação é que o consumidor prefira equipamentos com Selo Procel, pois são mais eficientes. Além disso, ações simples podem reduzir o consumo, como, reduzir tempo de banho e retirar da tomada o carregador de celular quando o aparelho não estiver em uso.

Muitos equipamentos, como receptores de TV por assinatura, computadores e televisão, dentre outros, costumam ficar ligados em modo de standby 24 horas por dia e elevam o valor da conta no final do mês.

Atualmente, os receptores de TV por assinatura são os que mais consomem energia no modo standby. Assim, apenas com o simples ato de desligar os aparelhos da tomada, o consumidor interrompe esse consumo indesejado.

Na semana passada, a Aneel anunciou a redução tarifária de 6,03% para os clientes residenciais da Cemig. O órgão regulador do sistema elétrico ainda definiu em 5,82% o índice de redução da tarifa para os clientes do grupo B (baixa tensão), e em 21,04% para os clientes do grupo A (média e alta tensão).

Além disso, depois de dois meses, a Aneel voltou a indicar condições de gerações favoráveis com a indicação da bandeira verde para o mês de junho. Dessa forma, as contas de energia dos consumidores brasileiros não terão a indicação dos custos da energia proveniente da utilização das usinas térmicas.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: