Dengue afeta estoques de sangue em Minas Gerais

A epidemia de dengue, que já atingiu centenas de milhares de pessoas em Minas Gerais, vem trazendo uma preocupação extra: estoques de tipos sanguíneos em baixa. O volume está baixo principalmente para grupos negativos, além do O positivo, o mais consumido.

Segundo explica a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, quem tem a dengue com o quadro mais simples fica até 30 dias sem poder fazer doação. Já nos casos de febre hemorrágica são seis meses sem doar, por causa da recuperação da doença.

Uma estratégia que está sendo usada no estado é a transferência de sangue de locais onde há menos casos de dengue. Além disso, campanhas estão sendo realizadas em todo o estado, em busca de doadores. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem ter autorização do responsável legal. Já os maiores de 60 devem consultar o médico.

As pessoas que já doaram devem observar o prazo entre os procedimentos. Homens podem doar até quatro vezes por ano, respeitando o intervalo de 60 dias; já para as mulheres, o intervalo é de 90 dias, com a possibilidade de doar até três vezes por ano. A doação pode ser agendada pelo telefone 155 (opção 8), para todo o estado, ou pelo site do Hemominas hemominas.mg.gov.br.

Em Divinópolis, a Fundação Hemominas funciona na Rua José Gabriel Medef, 221, no bairro Bom Pastor. O Telefone é o 3216-6500.

O post Dengue afeta estoques de sangue em Minas Gerais apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar