Hemominas faz apelo para regularizar estoques de sangue que reduziram 40%

A pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social para frear a propagação do novo coronavírus fizeram cair em 40% o número de doadores no Hemominas. As 4.901 bolsas de sangue estocadas não são suficientes para atender à demanda do Estado nos próximos cinco dias. Conforme o hemocentro, seriam necessárias 5.175. A situação pode ficar ainda mais crítica se pacientes com complicações da nova doença precisarem de transfusão.

Normalmente, o tratamento do novo coronavírus não inclui o procedimento. Mas, segundo infectologistas, alguns doentes graves podem sim precisar de sangue. A direção do órgão alerta, que mais do que nunca, quem está bem de saúde e tem o perfil de doador deve entrar em contato com o Hemominas e fazer a doação.

O Hemominas adotou novas regras para garantir a segurança dos doadores e funcionários do local: distanciamento de pelo menos um metro, uso de álcool em gel em todos os processos da triagem, desinfecção mais rigorosa do espaço e atendimento somente por agendamento. Tudo para evitar aglomerações. Pode doar sangue, pessoas entre 16 e 69 anos que não apresentem sintomas como febre, diarreia gripe ou resfriado.

Os interessados devem acessar o site da fundação hemominas.mg.gov.br ou marcar um horário pelo aplicativo MG App.

O post Hemominas faz apelo para regularizar estoques de sangue que reduziram 40% apareceu primeiro em Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Pesquisar