IMA inicia inspeção e fiscalização da produção e comercialização da cachaça

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) foi credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para fiscalizar e inspecionar estabelecimentos que produzem e comercializam cachaça em todo o Estado. Caberá ao IMA a fiscalização das boas práticas de produção e dos padrões mínimos legais exigidos, como as condições sanitárias e higiênicas em todo o processo produtivo da bebida.

A delegação de competência do Ministério da Agricultura ao IMA é fruto de termo de intenção assinado entre os órgãos em 2015, em que ambas as partes buscavam, por meio do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), transferir ao estado as atividades correlacionadas à inspeção e fiscalização de produtos de origem vegetal, dentre elas a cachaça.

Atualmente, em Minas Gerais, apenas 10% dos estabelecimentos são regularizados junto ao Ministério, num universo de oito mil produtores da bebida. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Minas produz 60% da cachaça artesanal, ou de alambique, do país, o equivalente a cerca de 250 milhões de litros por ano. Já o mercado industrial produz 1,3 bilhões de litros por ano no Brasil, sendo o estado responsável por metade dessa produção.

Fonte: Agência Minas

 

O post IMA inicia inspeção e fiscalização da produção e comercialização da cachaça apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: