Minas se arma contra novo ciclo da dengue

Minas chegará a mais um período crítico da dengue sem alívio nos números da doença em 2019. As notificações estão em queda desde abril, mas no comparativo de meses iguais bateram recorde em uma década. A epidemia deste ano já deixou 138 mortes e mais de 474 mil doentes – 15 vezes mais se comparado a 2018. O Estado lidera os registros no país. Autoridades e especialistas reforçam que a chegada da temporada de chuva, daqui a um mês, e as altas temperaturas demandam ações para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

O Subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas, Dario Brock Ramalho destacou que a epidemia era esperada, mas que o número de casos ultrapassou as expectativas. Para o próximo ciclo da doença, o governo não acredita em nova escalada de registros, mas um plano de contingência foi elaborado. Uma das principais apostas é o uso de ovitrampas – armadilhas utilizadas para mapear os ovos do Aedes Aegypti.

Outra alternativa é a bactéria Wolbachia, usada para contaminar fêmeas do mosquito, que serão liberadas nos municípios. Quando implantada no vetor, ela tem a capacidade de fazer com que a dengue não seja transmitida, mesmo que o vírus esteja no organismo do inseto. 

O post Minas se arma contra novo ciclo da dengue apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar