Ministério da Saúde alerta para prazo de vacinação contra a Poliomelite

O Ministério da Saúde chama a atenção para pais ou responsáveis por crianças de até 5 anos, para o prazo final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, ou paralisia infantil. A mobilização vai até o dia 30 de outubro em todos os postos de saúde do país.

De acordo com dados do Ministério, até o momento, a cobertura vacinal está muito aquém do esperado. Somente cerca de 15% do público alvo foi vacinado, apesar do dia “D” de mobilização, realizado no sábado passado. A meta é imunizar 95% desse público.

A poliomielite ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

Entre os sintomas mais frequentes estão febre, dor de cabeça e no corpo, vômitos, espasmos e rigidez na nuca. Na forma paralítica ocorre a súbita deficiência motora, acompanhada de febre, flacidez e assimetria muscular e persistência de sequela após 60 dias do início da doença.

Também até 30 de outubro, está acontecendo a campanha nacional de multivacinação. Crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

Em Divinópolis, a cobertura vacinal é feita de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h, em todos os postos de saúde.

O post Ministério da Saúde alerta para prazo de vacinação contra a Poliomelite apareceu primeiro em Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Pesquisar