Ministério da Saúde: Sai Mandetta entra Teich

Na tarde desta quinta-feira (16) O presidente Jair Bolsonaro anunciou, de forma oficial, a troca de comando no Ministério da Saúde. As relações com o agora ex ministro Luiz Henrique Mandetta, já estavam muito desgastadas desde o início da pandemia do novo coronavírus. Mandetta defendia teses conflitantes com as do presidente e, em determinados momentos, ficou clara a insatisfação de Bolsonaro com esse comportamento, que chegou a deixar claro que faria a troca no ministério.

Em sua conta oficial no Twitter, Luiz Henrique Mandetta anunciou sua saída. Na publicação, Mandetta agradeceu pelo tempo à frente da pasta. “Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar.” Disse. Ele também agradeceu os gestores que compunham a direção do ministério. “Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”. Finalizou.

Nelson Teich é o novo Ministro da Saúde

Na mesma declaração à nação, proferida pelo presidente, ele anunciou o substituto de Mandetta. Nelson Teich é médico oncologista, formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Também é sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos, além de fundador do Instituto COI, que realiza pesquisas sobre câncer.Teich terá o desafio de enfrentar a pandemia do novo coronavírus, que tem mais de 30 mil casos confirmados e 1.924 mortes no país. Nelson Teich disse que será preciso “trabalhar dados e inteligência” e destacou a necessidade de testagem para “conhecer melhor a doença”, assim como pesquisa com medicamentos e vacinas. O novo ministro teve o apoio da classe médica e contou a seu favor, a boa relação com empresários do setor. O argumento pró-Teich foi de que ele trará dados para destravar debates “politizados” sobre a covid-19.

O post Ministério da Saúde: Sai Mandetta entra Teich apareceu primeiro em Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Pesquisar