Obras de contenção recuperam três nascentes em Divinópolis

Três nascentes foram recuperadas em Divinópolis a partir de obras de contenção que proporcionam segurança e preservação ambiental. A técnica alternativa rip-rap e a de enrocamento auxiliam neste processo de recuperação das nascentes.

A Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop) trabalhou no córrego do bairro Belvedere, na rua Martin Ciprien. No local, um deslizamento de terra prejudicava a mina d’água, então um rip-rap foi construído para preservar a nascente, totalizando três contenções. “A nascente estava aterrada, morrendo. Nós fizemos a contenção com rip-rap, escavamos, limpamos e recuperamos a nascente”, destacou o diretor de operações urbanas da Semop, Rodrigo Assis.

Além disso, a Superintendência da Usina de Projetos também realizou a recuperação de uma nascente na rua Lagoa da Prata, no mesmo bairro. Após refazer a rua, a equipe fez um dreno e um aterro com a técnica de enrocamento, usando blocos de pedra. O curso da nascente foi preservado, e a rua foi recuperada e asfaltada.

Utilizando também a técnica rip-rap, a equipe da Semop revitalizou uma nascente na rua José da Paz, no bairro Nossa Senhora das Graças. O curso da nascente foi preservado e a erosão recuperada. Dezenas de pneus foram utilizados nas obras, garantindo segurança e preservação ambiental.

A técnica

O rip-rap é uma técnica alternativa para estabilização de declínios e contenção de encostas, utilizando seu próprio peso. É muito utilizada pelo baixo custo e eficácia. São utilizados pneus de caminhão e madeira de eucalipto com 20 centímetros de diâmetro.

O post Obras de contenção recuperam três nascentes em Divinópolis apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: