Organizações criticam regras de franquia e coparticipação em planos

As novas regras de franquia e coparticipação não agradaram as organizações de defesa do consumidor e da saúde. Na terça-feira (3), 13 entidades, dentre elas o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), divulgaram uma nota de repúdio às medidas anunciadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Segundo o documento, a normativa não atendeu às solicitações e preocupações das entidades de defesa do consumidor e da saúde feitas ao longo do último ano e embasadas na experiência de quem lida diretamente com os usuários de planos de saúde.

Dentre as principais queixas apontadas pelas organizações estão: a expansão do limite de coparticipação de 30% para 40% ou 60%, a depender do contrato; a fixação de limites mensais e anuais elevados para o pagamento dessas modalidades; e a cobrança em pronto atendimento.

O gasto dos consumidores, dado os elevados limites, pode ser insuportável e as consequências serão o endividamento da população, o adiamento de tratamentos ou ainda o aumento da busca pelo SUS por quem tem plano de saúde.

Fonte: Idec

O post Organizações criticam regras de franquia e coparticipação em planos apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar