Paciente da UPA que recusar transferência hospitalar assumirá seus riscos

Pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Divinópolis que recusam internação hospitalar terão que se responsabilizar pelos riscos de ficarem na unidade sem tratamento. Essa é uma das medidas pretendidas pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS), novo gestor da UPA na cidade.

Com orçamento 40% menor do que o anterior, o IBDS possui o desafio de eliminar a fila de espera e a superlotação da unidade. Nos casos de transferência, comuns na unidade devido a falta de leitos ou deficiência da cobertura de atenção primária, os pacientes ou acompanhantes devem assinar o Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Dessa forma, será informado que o tratamento será oferecido, mesmo que não seja no município de origem.

Caso recusem a possibilidade de transferência, o paciente ou acompanhante deverão se responsabilizar pelos riscos de ficarem sem tratamento na unidade. Essa situação é comum na cidade, pois muitos pacientes, mesmo de baixa e média complexidade, preferem esperar transferência para o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), superlotando o único hospital de alta complexidade da macrorregião.

Segundo a diretora de Urgência e Emergência, Cristiane Silva Joaquim, com essa nova medida, o paciente arca com a responsabilidade sobre sua própria assistência, pois “quem não quer ir, é ele”. 

Fonte – Portal Gerais

O post Paciente da UPA que recusar transferência hospitalar assumirá seus riscos apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar