Pandemia reduziu em 60% o número de doações de órgãos em Minas Gerais

A pandemia do novo coronavírus em Minas também afetou os transplantes de órgãos no Estado. Segundo o diretor da MGTransplantes, Omar Cançado, o número de doadores diminuiu cerca de 60% desde o início da pandemia.

A realização das cirurgias continua, especialmente para pacientes com risco de morte sem o transplante. No entanto, a recomendação do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Transplantes é que não sejam considerados doadores com suspeita ou contaminação pelo coronavírus ou que tiveram contato com pessoas contaminadas.

A orientação durante a pandemia é de que, antes de recolher os órgãos, os médicos conversem com os familiares do doador para entender o histórico dele, se teve alguma sindrome respiratória ou contato com alguém nessas condições.

Para o MGtransplantes, “o sistema de saúde precisa conseguir dar vazão aos procedimentos que são salvadores de vida, especialmente aqueles que o tempo de espera pode aumentar risco de morte”. Atualmente, em Minas, 4.227 pessoas esperam um transplante. Mais da metade deles aguarda a doação de rins.

O post Pandemia reduziu em 60% o número de doações de órgãos em Minas Gerais apareceu primeiro em Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Pesquisar