Prefeitos se movimentam para liberação do Hospital Regional

Estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (24/03), no Centro Administrativo, o Prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, junto ao prefeito de Cláudio, José Rodrigues, também presidente da Associação Dos Municípios da Microrregião Do Vale do Itapecerica (Amvi), e o prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG OESTE). O encontro tratou dos novos rumos do Hospital Regional frente a epidemia da Covid-19 na região.

Os representantes, em nome de vários municípios, elaboraram uma carta endereçada ao Governador do Estado, Romeu Zema, a liberação para utilizar o hospital e solicitando o montante de 20 milhões para serem investidos em estrutura e aparelhagem para os tratamentos.

Galileu Machado, justificou que as obras no local ainda não foram finalizadas, mas que o espaço é capaz de comportar os possíveis pacientes nos próximos meses. “Fizemos uma carta destinada ao governador e estamos com grandes expectativas. É muito importante esse apoio diante de uma situação tão agravante, considerando as dificuldades enfrentadas em várias cidades da região”, explica.

O presidente da Amvi, José Rodrigues, ressaltou que não há tempo a perder e que precisam ser tomadas medidas efetivas. “A situação pode piorar e não teremos leitos suficientes para atender todos os pacientes. Sabemos dos desafios diários e com uma possível crise, o cenário será desesperador”, afirma.

Próximos passos

O Presidente do Cis-Urg, Edson Vilela, esclareceu que a preocupação inicial não deve ser a gestão do hospital, mas sim, o número de leitos ofertados e o apoio técnico prestado. “Estamos trabalhando juntos nessa causa. Vamos caminhar de mãos dadas para agirmos com responsabilidade, pensando no agora e no futuro. O foco não é administração, mas o que será disponibilizado para os atendimentos. Tudo isso, para que não precisemos chegar em uma situação como na Itália, tendo que escolher entre quem sobrevive”, afirma.

Ainda segundo Edson, o Consórcio Intermunicipal de Saúde possui capital humano para trabalhar nas ações de urgência e emergência, contribuindo no suporte do órgão público.

“A partir da liberação para o uso do Hospital Regional, será definido a formação de uma diretoria para gestão do espaço. As despesas poderão ser dividias entre os municípios, estado e união, calculadas em concordância com densidade populacional de cada um”, completa.

O post Prefeitos se movimentam para liberação do Hospital Regional apareceu primeiro em Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Pesquisar