Produtor rural deve declarar vacinação contra aftosa até 25 de junho

Termina nesta sexta-feira, dia 15 de junho, o prazo para vacinação do rebanho mineiro contra a febre aftosa. A vacinação é obrigatória em todo o Estado e deve ser feita duas vezes ao ano.

A primeira dose deve ser aplicada até o fim desta semana, em todos os animais de qualquer idade. A segunda dose deverá ser aplicada em novembro. A declaração de vacinação é obrigatória e deverá ser feita até 25 de junho.

Minas Gerais possui 389 mil produtores rurais: metade deles são pequenos criadores com rebanhos de até 25 animais. Há 22 anos, não há registro de focos de febre aftosa em Minas Gerais. Os rebanhos somam quase 24 milhões de animais em todo o Estado.

Aqueles que possuem mais de 150 cabeças de gado devem declarar a vacinação exclusivamente pelo site do Instituto Mineiro de Agropecuária, no www.ima.mg.gov.br. Quem tem rebanhos menores, com menos de 150 cabeças de gado, pode escolher entre declarar a vacinação pela internet ou ir a uma unidade do IMA.

O produtor que não cumprir com essa obrigação pode ser multado em cerca de R$82 por animal não vacinado. E aquele que deixar de comunicar ao IMA que fez a vacinação também pode ser multado.

Fonte: Agência Minas

O post Produtor rural deve declarar vacinação contra aftosa até 25 de junho apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar