Secretaria de Saúde alerta sobre a prevenção e controle da sífilis

A sífilis, caracterizada por ser uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) está avançando não só em Minas Gerais, mas em todo o país. Para controlar este aumento e tentar minimizar o avanço da doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a toda a população medidas de prevenção ao agravo, como preservativos, exames para diagnóstico e tratamento necessário.

Segundo a Coordenadoria de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde, o aumento do número de casos de sífilis na atualidade pode ser atribuído à ampliação do diagnóstico por meio da testagem rápida na atenção primária. No entanto, também há a ocorrência da redução do preservativo nas relações sexuais, que consiste na principal forma de prevenção da doença.

A sífilis adquirida traz sérias complicações para a saúde humana. É caracterizada por feridas nos órgãos genitais, erupções pelo corpo e nas mucosas, danos no cérebro, medula espinhal e vasos sanguíneos. Ao longo de 2018, Minas Gerais registrou 14.842 casos de sífilis adquirida no estado. Em 2019, até o momento, foram notificados 8.235 casos.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

O post Secretaria de Saúde alerta sobre a prevenção e controle da sífilis apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: