Vale fechará barragens construídas com a mesma técnica que a de Brumadinho

O presidente da Vale Fábio Schvartsman disse em entrevista coletiva na noite desta terça feira (29) que a empresa fechará as unidades semelhantes à barragem de Brumadinho, construídas pela técnica – arcaica e ultrapassada – de alteamento a montante. Em suas declarações Schvartsman deixou claro que a medida é a única maneira de fazer com que acionistas e o mercado acreditem que as barragens da Vale são seguras “Queremos encerrar de vez todas as dúvidas sobre os sistemas de segurança da Vale”, afirmou.

Perguntado sobre a condição na qual os funcionários dessas unidades ficariam, caso se concretize o fechamento, o presidente da Vale disse que todos seriam deslocados para outras unidades, mas sem entrar em detalhes de como possíveis transferências e adaptações aconteceriam. A empresa tem cerca de 5 mil funcionários distribuídos entre 10 minas, apenas no estado de Minas Gerais. As barragens agora passarão pelo processo de descomissionamento, ou seja, desativação e gradual devolução do terreno ao espaço ambiental, que pode durar cerca de 3 anos ou mais.

A Vale garante que já tem projetos e que eles serão enviados aos orgãos de meio ambiente nos próximos 45 dias para que sejam avaliados e concedidas as licenças ambientais necessárias para o descomissionamento das barragens.

Assista a animação gráfica que mostra como a lama desceu montanha abaixo e o percursso mortal feito por ela.

O post Vale fechará barragens construídas com a mesma técnica que a de Brumadinho apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar