Vigilância em Saúde recomenda melhorias no setor de hemodiálise do HSJD em Divinópolis

A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Divinópolis confirmou neste sábado (21) que o setor de hemodiálise do Hospital São João de Deus (HSJD) passou por uma fiscalização de técnicos da Secretária Municipal de Saúde (Semusa) na sexta-feira (20). Eles recomendaram que a unidade faça melhorias no setor.

Conforme a Prefeitura, a fiscalização ocorreu porque a Semusa recebeu denúncias da morte de pacientes que teriam contraído uma bactéria no setor de hemodiálise do Hospital. Em nota, a assessoria do Hospital disse que nenhuma morte pode ser atribuída a bactéria.

Segundo o Hospital, há pacientes internados na unidade em decorrência de complicações da própria hemodiálise.

Adequações

De acordo com a Prefeitura, ficou constatado na vistoria o registro de encaminhamentos de pacientes para internação em decorrência de quadros de pirogenia, como medida preventiva.

Diante disso, agentes de saúde determinaram preventivamente a suspensão do uso de algumas máquinas, sugerindo como alternativa ao grande número de pacientes que dependem do serviço, a implementação imediata de um quarto turno de trabalho. Ainda conforme a Prefeitura foi determinado ao hospital à adoção dos protocolos necessários em casos de qualquer suspeita, que preveem um rígido acompanhamento de todas as ações realizadas.

A nota enviada pela assessoria destaca que o trabalho de fiscalização pelo Município se dará de forma contínua, inclusive em relação às melhorias solicitadas durante as vistorias de rotina. Não foi informado o prazo dessas melhorias.

Atendimentos

A direção do HSJD ressaltou também que todos os atendimentos e procedimentos seguem normalizados e os pacientes continuam recebendo todos os cuidados nos tratamentos de hemodiálise.

Fonte – G1

O post Vigilância em Saúde recomenda melhorias no setor de hemodiálise do HSJD em Divinópolis apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar