IDCT firma parceria com o TRE/MG para atuar na conscientização da sociedade

O acordo representa a união destas instituições em prol da cidadania, ampliando as suas ações na sociedade.

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) e o Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT) assinaram um acordo de cooperação em prol de ações de capacitação e cidadania. O objetivo é o desenvolvimento de programa que vise o aprimoramento técnico e científico de agentes públicos e da sociedade civil em geral em matérias de relevante interesse público. As instituições compartilham de ideais semelhantes, podendo trocar informações, experiências e até acomodações.

 

O presidente do TRE/MG, Rogério Medeiros, afirma que os frutos vão ser positivos para a sociedade, além das instituições possuírem ações de capacitação, uma vez que o Tribunal possui a Escola Judicial Eleitoral que forma juízes, servidores, partidos políticos, candidatos e eleitores. “Sendo esse um instituto (IDCT) voltado para a formação de políticos dos municípios, dos vereadores, essa parceria é muito importante, acho que reciprocamente nós temos uns aos outros”, afirma.

 

“O Tribunal Regional Eleitoral tem uma importância significativa no que diz respeito à cidadania”, diz o presidente do IDCT, Gustavo Nassif. Desta forma, o instituto e o tribunal se associam diretamente, uma vez que desenvolvem ações para aprimorar a cidadania. Esta união potencializa as atuações de ambas as partes na melhoria da qualidade da vida do eleitor e do processo eleitoral.

 

O vínculo entre as partes possibilita que façam treinamentos técnicos e cerimônias em conjunto, disponibilizem cursos nas instalações do TRE ou do IDCT, auxiliem um ao outro na divulgação de eventos, tudo em benefício da sociedade. Além de fortalecer, ampliar e articular as relações interinstitucionais para aprimorar a Gestão da Coisa Pública, a parceria vai ampliar os conhecimentos técnicos, trocar informações, fomentar o esforço estratégico e conjunto entre as duas entidades.

 

O elo entre as instituições acredita que podem fazer em conjunto, desenvolver de forma contínua, a melhoria e o aprimoramento da cidadania no Brasil, de um modo geral, e a sociedade é quem mais ganha com essa parceria, como disse Gustavo. As ações vão fazer com que o cidadão de modo geral compreenda a importância do seu voto para a sociedade civil, uma vez que pelo processo eleitoral há uma manifestação legitima do povo ao escolher seus representantes. Ao entender seu papel na sociedade, o eleitor tende a fazer uma melhor escolha na eleição.

 

Pesquisar