Emocionante! Adidas recria voz de Fernandão em lançamento de camisa do Inter

Tecnologia permitiu que o ídolo colorado “apresentasse” a nova camisa do clube

A apresentação do uniforme reserva do Internacional, de Porto Alegre (RS), chamou atenção da torcida e dos amantes do futebol por usar a voz de Fernandão em leitura de texto inédito.

O clube e a Adidas, fornecedora de material esportivo, usaram recurso tecnológico para escanear a voz do ídolo e produzir a narração do vídeo que rememora o título do Mundial de Clubes de 2006, diante do Barcelona.

A conquista é homenageada na camisa. Chamada de “camisa II”, a peça branca tem pequeno detalhe em vermelho na região da nuca. O sign-off remete Yokohama, cidade japonesa onde o Inter venceu o Barcelona, há 15 anos.

Assista ao momento emocionante:

Segundo a fornecedora, foi desenvolvido um algoritmo de reconhecimento e reconstrução de voz. O sistema foi utilizado para coletar dados a partir de áudios de entrevistas de Fernandão. Com isto, a ferramenta gerou uma voz eletrônica com tom aproximado do timbre e entonação do ex-atacante. Ou seja, a voz de Fernandão foi simulada artificialmente e deu vida ao texto que nunca foi lido em vida pelo ex-jogador.

Além da voz recriada de Fernandão, o lançamento contou com a presença de Enzo Costa, filho do ex-camisa 9 do Inter. Iarley, companheiro de time em 2006, também esteve na sessão de fotos usada para lançar a camisa.

Fernandão faleceu em junho de 2014, após sofrer um acidente de helicóptero em Goiás.

Foto: Internacional/Reprodução

%d blogueiros gostam disto: