Escritora mineira faz parceria com poeta moçambicano para criar biblioteca em cidade da África

Livros serão destinados à biblioteca itinerante que está sendo montada em Moçambique

Gabriela Lopes é mineira de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e se formou em direito no ano passado, quando pensou que alavancaria a sua carreira. De fato isso veio a ocorrer, mas em outra área. Ela tem o costume de escrever poemas e contos durante as horas vagas, o que já lhe rendeu quatro livros publicados.

Muitos desses livros foram escritos através de parcerias, sendo que uma delas objetiva algo muito especial. A escritora, atualmente, residente em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, conheceu Lino Eustáquio, poeta moçambicano da cidade de Beira, no país africano, através de um grupo da internet sobre escrita criativa.

O escritor africano já possuía cinco livros publicados, tendo começado a escrever em 2003. Após conhecerem o trabalho um do outro, tiveram a ideia de lançar a obra conjunta “Muralha da lírica brasileira e moçambicana”, lançado no em formato virtual em junho de 2020.

A parceria entre os dois escritores deu tão certo, que Lino Eustáquio pretende lançar uma biblioteca comunitária itinerante em Beira, uma das cidades mais populosas de Moçambique, onde reside. A biblioteca será montada em um micro-ônibus, que está sendo adaptado para o projeto.

Para contribuir com o projeto, Gabriela vem realizando uma campanha de arrecadação de livros, que serão enviados ao país da costa leste africana. Atualmente, a escritora arrecadou cerca de mil livros, mas diz que pretende arrecadar entre 5 mil e 10 mil obras.

Quem quiser contribuir pode enviar as doações de livros para o seguinte endereço:

Avenida Lisboa, 364, ap 201, Bairro Grã-Duquesa, Governador Valadares (MG). CEP: 35057-450. Mais informações pelo telefone: (33) 98853-7846.

Foto: Arquivo Pessoal

Pesquisar