Monge budista é resgatado de caverna inundada na Tailândia

Monge está hospitalizado com leve febre, mas passa bem 

Mergulhadores resgataram um monge budista que meditava em uma caverna na Tailândia inundada.

Manas Kemgoh, de 46 anos, estava em peregrinação quando entrou na caverna Phra Sai Ngam, na província de Phitsanulok, no norte do país, no último sábado (3) para meditar.

O monge, trajado apenas vestes marrons simples, ficou preso dentro da caverna após uma forte inundação, até que os socorristas puderam alcançá-lo cinco dias depois.

“A equipe de resgate foi informada por um abade de que um monge estava desaparecido e que ele suspeitava que havia entrado em uma caverna para meditar”, informou o porta-voz dos socorristas.

Uma equipe de mergulhadores foi enviada na terça-feira, mas se deparou com problemas.

“Muitas estalactites dentro da caverna dificultaram a operação de resgate dos mergulhadores”, disse a equipe, reforçando que as fortes chuvas eventualmente os forçaram a abandonar a busca.

Na quarta-feira (7), eles montaram uma segunda operação de resgate, envolvendo 100 pessoas. Uma pequena equipe alcançou o monge e o envolveu em um cobertor de alumínio para mantê-lo aquecido enquanto verificava seu estado de saúde.

“O nível da água baixou no segundo dia, então não tivemos que usar bombas d’água para bombear a água presa dentro da caverna”, contou a equipe.

O monge tinha habilidades de natação, já havia mergulhado e era capaz de lidar bem com o resgate.

O religioso está agora em um hospital com uma leve febre.

cansei

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: