Panorama: Rádio Itatiaia segue líder isolada de audiência em Belo Horizonte. Alvorada FM e Antena 1 crescem

Belo Horizonte – BHFM e Liberdade FM seguem no top 3. 98 FM também amplia sua média de audiência no top 10

Na primeira atualização que avança para o primeiro mês de 2021, a medição de audiência de rádio na Grande Belo Horizonte não apontou mudanças significativas nos índices das emissoras. No geral, o meio FM mineiro viu uma oscilação negativa em sua média de ouvintes por minuto, mas o rádio segue com números elevados em todos os principais valores da pesquisa, esta que é realizada pela Kantar IBOPE Media. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2020 a janeiro de 2021):

Sem mudanças no top 5

Se considerarmos as colocações das emissoras nos principais períodos da medição, Belo Horizonte não observou mudanças em relação à pesquisa anterior. Com isso, a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) segue com o maior volume de audiência do rádio mineiro, muito próxima da marca de 140 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora também conta com a expressiva marca de 2 milhões de ouvintes diferentes no alcance (30 e 90 dias – 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência, BH FM 102.1 (popular/hits) continua isolada na vice-liderança geral nos principais períodos da pesquisa, rádio que também é dona do segundo maior alcance do rádio mineiro. A rádio é acompanhada pela Liberdade FM 92.9, emissora de formato popular/sertanejo que completa o top 3 nos principais períodos da pesquisa e também registra números expressivos de audiência e alcance.

A variação absoluta mais expressiva entre as emissoras do top 5 foi vista no índice da Alvorada FM 94.9, emissora líder no adulto-contemporâneo. A estação avançou na média de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguindo isolada na quarta colocação geral. A rádio também está entre as cinco emissoras que estão acima da marca de 1 milhão de alcance (30 e 90 dias – 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Completando novamente o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes, a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) aparece estável no ranking geral, na quinta colocação de audiência e com o quarto maior alcance do rádio da Grande Belo Horizonte (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais destaques

Belo Horizonte também viu avanços nos índices de audiência das rádios 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk) e Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo), emissoras que aparecem na sequência do ranking FM (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), logo após uma estação que não aparece como assinante da medição.

A Antena 1 teve uma boa variação em seu índice, o que fez a rádio defender a oitava colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos da pesquisa. Vale lembrar que a rádio já vem de um avanço consistente observado na medição passada.

Na sequência, a Extra FM 103.9 (popular/hits) aparece em nono geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estando mais próxima da Antena 1 do que das demais FMs medidas na pesquisa. E uma outra FM não assinante completa o top 10 nesse período.

A capital mineira também viu avanços consistentes nos índices de rádios como Inconfidência FM 100.9 (adulta/educativa) e CBN FM 106.1 (jornalismo), que passam a ficar mais próximas do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais, estando na sequência da CDL FM 102.9 (adulta/alternativa) e de outra FM não assinante.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Por: tudoradio.com

Pesquisar