Entenda a origem e importância da Páscoa

Para muitos cristãos, a Páscoa é a celebração mais importante do calendário religioso

Neste domingo (4), celebramos a Páscoa. Mas, você já parou para pensar como surgiu essa data no cristianismo e a sua importância para os católicos?

A Páscoa celebrada pelos cristãos é uma ressignificação de uma festa judaica. No entanto, a comemoração cristã e a judaica têm significados diferentes. Esta, chamada de pesach, era realizada pela lembrança da libertação dos hebreus da escravidão no Egito.

Essa história é contada nos “Pentateucos” — os cinco primeiros livros da Bíblia. A palavra pesach, do idioma hebraico, significa “passagem” e faz referência à passagem do anjo da morte no Egito — a décima praga, conforme a narrativa bíblica. A festa foi revalidada pelos cristãos, passando a relacionar-se à crucificação e ressurreição de Cristo.

A Páscoa é, para muitos cristãos, a festa mais importante do calendário religioso, uma vez que ressalta um acontecimento de grande importância dentro da fé cristã: a ressurreição — entendida no cristianismo como uma prova da divindade de Jesus.

Desse ponto de vista, foi por meio da ressurreição que a humanidade teve a redenção de seus pecados. Jesus Cristo, portanto, voluntariamente sacrificou-se para redimir a humanidade e dar-lhe uma nova oportunidade de salvação. Uma vez realizado o sacrífico, o poder de Deus teria se manifestado.

Devido à pandemia do coronavírus, as celebrações da Páscoa em 2021 estão sendo realizadas de forma remota, ou seja, dentro de casa. Aproveite este momento único!

 

Pesquisar