Aluna de escola em Reduto é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa

Mais de mil estudantes e professores de todo o Brasil participaram da 6ª Edição da Olimpíada da Língua Portuguesa que aconteceu em São Paulo. E a jovem Camila Lopes Aguiar, de 14 anos, aluna do nono ano da Escola Estadual Carlos Nogueira da Gama, localizada em Reduto, é uma das finalistas na categoria crônica. A estudante produziu um texto sobre a Festa do Padroeiro da Cidade e agora vai disputar a final do evento marcada para acontecer no dia 9 de dezembro em São Paulo.

Até o momento, a jovem obteve duas medalhas – uma de bronze em virtude de sua crônica ser selecionada como semifinalistas na Olimpíada de Língua Portuguesa, e outra de prata em consequência de seu texto ser escolhido para participar da etapa final do evento. De acordo com a proposta enviada pela organização do evento, o tema das produções foi “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Durante o processo, Aline Cristina Robadel, professora da jovem, desenvolveu oficinas com os alunos e fez um acompanhamento extraclasse com Camila Lopes, trabalhando a estrutura de sua crônica e aperfeiçoamento do texto. A profissional também foi contemplada com as medalhas de bronze e prata. “Nas turmas do oitavo e nono período trabalhamos o gênero “crônica”. E o texto da aluna foi enviado para a comissão estadual do evento juntamente com mais 11 textos. Através dessa seletiva, fomos para São Paulo participar do encontro regional, que consiste na semifinal, e fomos escolhidos para representar a região Sudeste e, consequentemente, ganhando também a medalha de prata”, explica.

Camila Lopes Aguiar utilizou sua experiência focada no padroeiro da cidade e produziu a crônica “A festa de São João”. Para a estudante, a experiência na oficina agregou muito conhecimento e para etapa final, a expectativa é muito boa. “Foi uma experiência incrível. Não esperava ser escolhida. Eu dei o meu melhor e agora estou ansiosa para chegar o dia. Foram momentos inesquecíveis. Ouvi, aprendi, compartilhei, conheci pessoas que se tornaram minhas amigas e o principal, a importância da leitura e da escrita”, destaca a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental.

Os duzentos e cinquenta estudantes e professores de escolas públicas selecionados na etapa estadual chegaram a São Paulo no dia 23 de outubro. Durante três dias participaram de novas oficinas de texto, bate-papo com autores, rodas de conversa, atividades culturais e de integração. Entre os destaques da programação estão a palestra do escritor Jessé Andarilho e a visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo.

A diretora da Escola Carlos Nogueira da Gama, Marileia Aparecida de Souza, destacou que para obter um retorno dos alunos, é necessário incentivá-los, encorajá-los nas atividades, deixar o aluno ser protagonista de suas ideias. “A organização do ambiente lúdico e acolhedor da sala de aula também favorece o processo de leitura e escrita que exige uma base sólida e um desenvolvimento sistemático em todas as ações. Produzir textos iguais ao de Camila não é fácil, principalmente se os alunos não tiverem motivados”, reitera.

Para a mãe de Camila Lopes, Maria Júlia, é motivo de honra e felicidade ter uma filha se destacando no mundo literário e colhendo os frutos plantados desde pequena – tendo em vista a sua predisposição em gostar de ler e escrever. “Pois são os valores que tentamos passar em uma sociedade tão corrompida de valores”, disse.

Sobre a olimpíada

As cinco categorias do concurso – Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião – atingiram mais 170 mil inscrições em todo País. Nos gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de Opinião, os professores orientaram seus alunos a escrever, em sala de aula, durante as oficinas, um texto, em língua portuguesa, original e de autoria exclusiva de cada aluno, sobre o tema “O lugar onde vivo”. No gênero Documentário, os alunos trabalharam em trio, sob orientação do professor, e postaram juntos o projeto (composto pela sinopse, argumento e roteiro) e o documentário, em vídeo.

A Olimpíada ainda divulgará os nomes dos estudantes selecionados para as categorias Poemas (5º ano do ensino fundamental), Documentários (1º e 2º ano do ensino médio) e Artigo de Opinião (3º ano do ensino médio). Os vencedores serão conhecidos na fase final da Olimpíada, que será realizada do dia 9 de dezembro, em São Paulo, e contará com a participação de representantes de todas as regiões do país.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC), sob coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

Danilo Alves

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

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