Atendente virtual FRIDA é implantada em Caratinga

Depois de Manhuaçu, Governador Valadares e Abre Campo, a cidade de Caratinga agora conta com a assistente virtual FRIDA, que fornece atendimento 24 horas para vítimas de violência doméstica. O sistema foi implantado nesta quarta-feira, 23. Através de um número de WhatsApp, a FRIDA acolhe a denúncia, esclarece dúvidas, agenda um horário para que a vítima vá até a delegacia fazer as medidas protetivas, e até mesmo aciona a polícia em situações de flagrante ou risco.

A delegada de Polícia Civil, responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Caratinga, Drª Nayara Travassos, destaca a importância de trazer a FRIDA para ajudar mulheres vítimas de violência em Caratinga. “A mulher vítima de violência doméstica poderá, através de um número de WhatsApp, fazer um contato com a delegacia. São respostas automáticas que vão fornecer orientações a vítima sobre registro de ocorrência ou pedido de ajuda. Através da FRIDA nós vamos conseguir marcar o horário para que a pessoa compareça à Delegacia – e isso de forma direta, sem espera, até a investigadora da Deam, que irá fazer a ocorrência e orientar a vítima. A partir dessa ação vamos requerer as medidas protetivas e o processo será menos doloroso, mais rápido e organizado. Vamos fazer melhor o nosso papel de polícia judiciária”, disse.

Sobre a Frida

A ferramenta tem como proposta somar forças neste combate, se tornando um mecanismo de apoio à vítima. O chatbot é monitorado 24h por um policial de plantão. Frida possui um menu com diversas opções, identificando a necessidade de atendimento imediato, onde a vítima pode até mesmo enviar a sua localização. Tratando-se de dúvidas ou orientações, as respostas automáticas foram baseadas na realidade de atendimento de sua criadora, a Policial Civil Ana Rosa Campos.

A Frida pode e já começou a ajudar mulheres a comunicarem os atos de violência de forma imediata, sem que elas precisem sair de casa. É claro que o serviço de atendimento virtual não exclui, em hipótese alguma, o atendimento presencial, porém, em muitas cidades do Brasil a realidade chega a ser a falta de uma Delegacia especializada no atendimento à mulher, de uma Delegacia que funcione 24 horas de plantão, ou até mesmo de uma Delegacia.

A ferramenta tem como proposta somar forças neste combate, se tornando um mecanismo de apoio à vítima. O chat é monitorado 24h por um policial de plantão. Até o momento o projeto Chame a Frida já foi implementada nas cidades de Manhuaçu, Governador Valadares e Abre Campo. Em Caratinga, o número da atendente Virtual Frida é (31) 9 7595 4443. Em Manhuaçu, o telefone para acessar o serviço de atendimento virtual é (31) 9 9410 0807.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar