CAF presta conta e apresenta plano de trabalho para o Bairro São Francisco de Assis

Moradores do São Francisco de Assis participaram no início da semana da discussão sobre os projetos e atividades do Centro de Apoio à Família (CAF), para o ano de 2020.

Na abertura, o diretor presidente do CAF, Roger Fernando Sanglard apresentou relatório das atividades, que foram realizadas durante o ano de 2019.

O presidente do Centro de Apoio à Família, Roger Sanglard disse que graças às conquistas ocorridas no ano passado foi possível captar recursos para as atividades desse ano, juntos Prefeitura, Câmara e Fumaph, somam R$ 195.000,00.

Esses recursos serão alocados para a contratação de funcionários para o CAF, visando a melhoria na qualidade da prestação dos serviços da instituição para a população atendida, com base no diagnóstico levantado sobre a realidade do bairro.

O quadro de colaboradores fixos do CAF será composto em 2020 por 02 assistentes sociais, 01 assistente administrativo, 01 psicólogo, 01 cozinheira, 01 zelador, 02 professoras de reforço escolar e 01 assessor de marketing.

Embora todo o trabalho seja voltado às famílias que residem no bairro, o local foi invadido no mês passado. Levaram violão, mesa de som e diversos cabos. O presidente do CAF, Roger Sanglard ressalta que a equipe tem se esforçado para melhorias no atendimento no bairro, porém, muitas dificuldades e resistência são encontradas. “Não justifica realizar mais investimentos, trocar as vidraças quebradas das janelas ou plantar uma horta nas dependências do CAF, se a comunidade não ajudar a cuidar e proteger a instituição de vândalos”, relata Roger Sanglard.

Ao longo do ano foram realizados 734 atendimentos médicos, com os profissionais da ESF Nossa Senhora Aparecida; 124 atendimentos psicológicos também em parceria com a ESF; 316 atendimentos médicos encaminhados para clínica universitária; 351 atendimentos odontológicos realizados pelos dentistas voluntários; 419 atendimentos pelas assistentes sociais do Centro de Apoio à Família, além de 15 visitas domiciliares e 13 encaminhamentos por outros órgãos competentes.

No ano passado, o Centro também foi contemplado com recursos do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) para o projeto “Alimente Essa Ideia”. Viabilizou o curso de extensão “Capacitação Profissional para o Comércio Varejista”, em parceria com o Instituto Federal Sudeste de MG – Campus Manhuaçu, implementou o projeto “Esporte Nota 10”, idealizado e realizado pela Associação de Professores de Educação Física (APEF).

Eduardo Satil

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar