Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada até 20 de novembro

As campanhas de vacinação contra a poliomielite, sarampo e de multivacinação foram prorrogadas até o dia 20 de novembro, em todo o estado de Minas Gerais.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o Ministério da Saúde deixou a decisão livre para cada estado sobre qual estratégia adotar, a partir da análise epidemiológica local, e o governo de Minas decidiu prorrogar as campanhas.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primaria à Saúde de Manhuaçu, Marizy Vasconcelos, o motivo da prorrogação deve-se à baixa procura da população entre 20 e 49 anos nas ESF´s para vacina contra sarampo. Segundo ela, o Estado atingiu até a data de 26/10, apenas 35,35% da meta. “Imagino que o isolamento social devido à pandemia da COVID-19 tenha influenciado muito para essa baixa cobertura”, informa.

Para Marizy Vasconcelos, outro fator importante é manter uma cobertura homogênea nas faixas etárias de 12 meses a 5 anos de idade na vacina pólio, garantindo assim, a cobertura necessária das crianças do município. “E, principalmente, para atualização do calendário vacinal das crianças e dos adolescentes, já que precisamos garantir o controle e a eliminação das doenças imunopreveníveis”, reitera.

A coordenadora da Atenção Primaria à Saúde salienta que a Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo na faixa etária entre 20 e 49 anos se estende desde março, o que coincide com início da pandemia. “Infelizmente, mesmo com todas as estratégias (vacina através de Drive Thru, horários alternativos noturnos e em sábados) disponibilizadas pela secretaria municipal de saúde no município, precisamos avançar bastante. Atingimos até hoje apenas 32% de cobertura no município”, pontua.

A Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos e Campanha Nacional contra a Poliomielite na faixa etária de 12 meses a 5 anos iniciou em 05/10, tendo o sábado dia 17, seu dia D, onde todas as ESF’s funcionaram entre 8 e 17h. A cobertura municipal até o momento é de 81% e é fundamental atingir pelo menos 95%.

“Solicitamos intensamente que os pais levem seus filhos. Lembramos que é necessário que usem máscara, higienizem as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Que mantenham o distanciamento no local. Lembrar também que as crianças precisam estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis maiores de idade para que recebam as devidas orientações com relação às vacinas que serão administradas. Continuaremos a realizar a busca ativa de nossos usuários através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com o objetivo de reforçar orientações à família quanto à importância da vacinação na prevenção de doenças”, afirmou a coordenadora.

Atendimento

Todas as ESF´s funcionam das 7 às 17h de segunda a sexta feira. Os pais podem entrar em contato com suas ESF´s por telefone e verificar um melhor horário para a realização das vacinas, que estão disponíveis nos turnos da manhã e da tarde. “Pedimos que levem o cartão vacinal, pois a atualização das vacinas das crianças e adolescentes estão condicionadas às doses registradas no cartão dos mesmos” complementou Marizy Vasconcelos.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar