CAPS II E AD realizam campanha de prevenção no centro da cidade

Com o objetivo de chamar a atenção da população sobre o suicídio, as equipes dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II e AD), realizaram um trabalho de conscientização sobre o “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.

Considerado por muitos um tabu, pelos órgãos de saúde como um problema de saúde pública e, que precisa ter tratado com total seriedade, além de conscientização a todas as pessoas.

Os profissionais fizeram abordagem nas ruas, semáforo, estabelecimentos comerciais com distribuição de folders informativos a respeito da campanha e como perceber se uma pessoa está acometida de tristeza, comentários desconexos e outros comportamentos que possam indicar que a pessoa está vivenciando uma crise suicida.

Durante as abordagens, as equipes se valiam de mensagens para chamar a atenção e acender o alerta à sociedade, chamar a atenção de familiares e amigos mais próximos, para oferecer ajuda no sentido de incentivar a pessoa a desabafar.

Outra motivação durante o trabalho na rua dos profissionais dos CAPS, foi a aproximação e a troca da dor por um abraço. Algumas pessoas ficavam sem reação, pela simples falta de costume de oferecer algo tão simples, com um significado tão importante para quem está vivendo a fragilidade interior.

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar