Cartas ao Papai Noel dos Correios podem ser adotadas em Manhuaçu

A campanha Papai Noel dos Correios, realizada anualmente pelos Correios no Brasil, começou oficialmente em Manhuaçu na quarta-feira, 20. A solenidade de lançamento da ação ocorreu na Agência Central dos Correios, localizada na Praça 5 de Novembro, 405 – Centro e contou com a participação de crianças de um coral de música, cantores, e a banda de música do 11º Batalhão de Polícia Militar. O evento também recebeu o lançamento do selo personalizado dos 30 anos da campanha ‘Papai Noel dos Correios”.

A campanha Papai Noel dos Correios nasceu pela iniciativa de alguns empregados que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios.

E neste ano, a maior ação de responsabilidade social dos Correios completa 30 anos de existência. Ao longo dessas três décadas, a campanha conseguiu atender ao pedido de mais de 6 milhões de cartinhas – muitas delas com histórias emocionantes de solidariedade. Essa corrente do bem une esforços de empresa, empregados e voluntários da sociedade para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a gerente da Regional Leste dos Correios, Lilia Avelar, a campanha atende a população carente da regional dos Correios e atualmente são selecionadas as escolas municipais de Manhuaçu, ocorrendo assim uma rotatividade para que cada instituição possa participar. “A nossa regional é responsável por 90 municípios e campanha – que é a nível nacional, também engloba esses locais. Portanto, é importante que cada cidadão interessado vá a agência de sua cidade e adote uma cartinha.

Em Manhuaçu, o prazo para entrega dos presentes será 13 de dezembro, em função do encerramento das atividades escolares e o tempo necessário para a entrega dos presentes. Caso ocorra o descumprimento do prazo não haverá possibilidade de entregar o presente”, explicou.

Funcionamento da campanha

A adoção pelos padrinhos é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartinhas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas na Casa do Papai Noel (Correios) ou em outras unidades da empresa. Vale salientar que os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências, ou seja, as cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog da campanha.

E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ. Os presentes são recebidos nos pontos de entrega divulgados pelos Correios que, posteriormente, realizam a distribuição. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança nunca é divulgado ou informado ao padrinho. “Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências, por isso a necessidade de ir até uma agência, para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes”, informou Lilia Avelar.

As datas, locais e horários da Campanha Papai Noel dos Correios 2019 podem variar em cada Estado. Todas as informações sobre a corrente de solidariedade poderão ser obtidas no blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios.

30 anos

Em 2019, a ação de responsabilidade social dos Correios completa 30 anos de existência. Ao longo dessas três décadas, a campanha conseguiu atender ao pedido de mais de 6 milhões de cartinhas – muitas delas com histórias emocionantes de solidariedade. Essa corrente do bem une esforços de empresa, empregados e voluntários da sociedade para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com Lilia Avelar, ano passado, somente na área da regional, foram atendidas mais de 6 mil cartas e, para este ano, a meta é superar esse número. “Essa campanha nasceu em Minas Gerais por meio de funcionários que viram a necessidade da população e iniciaram um projeto pequeno que, posteriormente, cresceu e ocorre há três décadas. E para este ano, a expectativa quanto a participação da população é grande e esperamos que haja adesão em massa da campanha”, finalizou a gerente da Regional Leste dos Correios.

Danilo Alves

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar