Carteira de Identificação de Autistas começa a ser expedida em Manhuaçu

Manhuaçu deu início à expedição da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), de forma gratuita. Com o documento, a pessoa passa a ter prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Ouça o relato de  Roselaine Caldeira sobre os benefícios da  “Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”


Roselaine Caldeira, presidente da Associação de Mães de Autistas de Manhuaçu e região, ressalta os benefícios do documento. “É uma forma para poder identificar o autista. Pelo fato do autista não ter uma característica, por ser uma deficiência que não se percebe  a olho nu, então tínhamos dificuldades para provar que a criança é autista. Então a carteirinha foi criada para isso,  pra facilitar a te dar prioridades  nas filas de espera, pois o autista tem dificuldade de espera e antes tínhamos que andar com  um laudo na bolsa pra provarmos em casos assim”, explica”.

Para conseguir a carteirinha  Roselaine Caldeira  explica. “Basta ir na Secretaria de Trabalho e Ação Social, levar os documentos do responsável, documentos e foto da pessoa com autismo , bem como o laudo médico”, destaca.

Tribuna do Leste

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar