Casos de prisões por estupro contra crianças e adolescentes aumentam na região

O número de pessoas presas nos últimos meses por crime de estupro revela um dado preocupante. Segundo levantamento do Ministério Público, os casos aumentaram consideravelmente.
De acordo com estudo do MP, publicado no site G1, mostra que 25% das vítimas eram crianças e adolescentes.

De acordo com o MP, o que torna os números ainda mais alarmantes é que, na maioria dos casos, a violência aconteceu dentro de casa e com pessoas de confiança da família.
Outro dado preocupante é que a maioria das vítimas são meninas com idade entre 10 e 14 anos. Segundo a Psicóloga Fernanda Falcomer. “Nessa faixa etária, as meninas são as principais vítimas.” Já, de acordo com a especialista, na faixa etária de 0 a 9 anos, os meninos são as principais vítimas.
“Quanto mais cedo interromper a violência, acolher a vítima e seus familiares e encaminhar para o atendimento especializado, melhores as possibilidades de recuperação dos danos.”
Em Manhuaçu a Delegacia Especializada de Crime Contra a Mulher e responsável em apurar também crimes contra a família acumula pilhas de casos que estão sendo investigados.

Equipe da Delegacia de Polícia Civil de Manhuaçu que participou da Operação

Segundo a Delegada titular da pasta, Dra. Adline Ribeiro, não foram os números de casos que aumentaram, mas sim as denúncias. “Hoje as pessoas estão mais conscientes e as denuncias muitas das vezes partem de familiares, professores e até mesmo de vizinhos, que fazem o fato chegar até o Conselho Tutelar ou à polícia”, disse a delegada.
Mais de 80% dos casos de estrupo de vulnerável acontece dentro âmbito familiar ou o agressor é parente direto da vítima ou um amigo da família, uma pessoa que tem a confiança da vítima. “Exatamente, e muitas vezes o agressor usa da ameaça e da agressão psicológica contra a vítima e acabam se submetendo aos desejos do agressor por anos e cessando às vezes por fatores externos, através das denuncias das pessoas que notam mudanças no comportamento das vítimas”, comenta Dra. Adline.

Na última semana a Polícia Civil cumpriu diversos mandados de prisão de casos de estupro de vulnerável e quando esses casos veem à tona a revolta da população é imediata.

Reduto

Pai é acusado de abusar sexualmente do filho de 10 anos

A Polícia Militar de Reduto registrou uma ocorrência em que o pai de 48 anos estaria abusando sexualmente de um menino de 10 anos. O fato foi registrado somente no final de semana, mas estaria ocorrendo há alguns anos.
A equipe da PM foi ao local acompanhada do Conselho Tutelar. A mãe relatou que só descobriu o fato devido ter sido chamada na escola em que a criança estuda e informada sobre o comportamento e o rendimento escolar negativo.
Em casa também a criança estava com comportamento estranho. Foi somente após a conversa que o menino contou, aos prantos, que tinha medo, mas desde os cinco anos de idade é abusado pelo próprio pai.
Segundo a criança, quando a mãe sai para fazer tratamento de saúde em outra cidade, o pai esfregava o órgão genital em suas nádegas. Alegou que o acusado ameaçava matá-lo. Os fatos aconteceram pela última vez há aproximadamente oito meses.
O homem fugiu e não foi localizado pela Polícia Militar. A mãe foi orientada a procurar a delegacia.

Manhuaçu

Ele foi denunciado pela prática do crime de estupro de vulnerável, uma adolescente de 13 anos

Taxista é preso após estuprar adolescente de 13 anos
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM da 6ª Delegacia Regional de Polícia de Manhuaçu, prendeu o cidadão identificado pelas iniciais R. D. R., nesta quarta-feira, 29/05. Ele foi denunciado pela prática do crime de estupro de vulnerável, uma adolescente de 13 anos.

As investigações apontaram que o denunciado (que é casado legalmente com um homem) teria abusado sexualmente da filha de uma antiga amiga do casal. Ele teria mantido relação sexual com a vítima no quarto da mãe da menor, sendo que os encontros eram marcados pelas redes sociais.
O exame de corpo de delito realizado confirmou os abusos sexuais e constatou que ocorreu violência sexual (ruptura himenal) e sexo anal.
Ainda no decorrer das investigações, segundo a Polícia Civil, foi confirmado que o acusado é portador do vírus HIV e que, durante os abusos, não usou preservativo, expondo a menor a risco de contaminação.

A delegada da mulher, Dra. Adline Ribeiro, representou pela prisão preventiva do acusado. R.D.R foi preso e conduzido para a delegacia de Manhuaçu. Durante a tarde, foi recolhido ao Presídio de Manhuaçu e se encontra à disposição da Justiça.
Ainda de acordo com a PCMG, exames laboratoriais determinados pela delegada e realizados no tempo e modo previstos em normas técnicas demonstraram que a violência não resultou a contaminação da vítima.

Matipó

Suspeito de estuprar a enteada de quatro anos e a filha de um ano

Acusado de estuprar enteada de 4 anos e filha de 1 ano é preso pela PC
A Polícia Civil de Matipó e Abre Campo prendeu um homem suspeito de estuprar a enteada de quatro anos e a filha de um ano. O caso foi na quarta-feira, 29/05.

As investigações foram iniciadas após a PC ser acionada pelo hospital e pelo Conselho Tutelar. Duas crianças foram socorridas ao serviço de saúde com suspeita de terem sido molestadas pelo pai.
Após várias diligências dos investigadores e escrivã de polícia, o Delegado de Matipó, Dr. Felipe Ornelas, representou pela prisão preventiva do investigado, que foi determinada pelo Judiciário de Abre Campo.

Na quarta, investigadores de Abre Campo, Matipó e Santa Margarida realizaram levantamentos para encontrar e prender o acusado. Ele fugiu para a casa de parentes em Abre Campo.

Em Matipó, a ação reunião policiais das delegacias de Abre Campo, Santa Margarida e Matipó, coordenados pelo Delegado Felipe Ornelas

No fim da tarde, o homem foi preso e encaminhado ao presídio, após procedimentos da Delegacia de Polícia Civil.
As investigações serão encerradas em 10 dias com envio do inquérito à Justiça.
As crianças já tiveram alta médica e estão sendo acompanhadas por equipe multidisciplinar.

Jailton Pereira  – Tribuna do Leste

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar