Castramóvel chega a Manhuaçu para castrar animais em situação de rua

Começou nesta quarta-feira (03) uma grande operação em Manhuaçu para a castração de animais (cães e gatos) em situação de rua do município. O Castramóvel, uma carreta preparada pela Sociedade Ubaense de Proteção Animal (SUPA) para atender os animais, estará até o dia 13 de março instalada no pátio do 11º Batalhão da Polícia Militar de Manhuaçu para realizar as cirurgias. O local da instalação das carretas tem o intuito de evitar aglomerações, além de garantir a segurança dos animais. No total, estão previstas a castração de 566 animais do município e todas as castrações serão gratuitas.

O veterinário e Coordenador da Clínica Municipal de Manhuaçu vinculada à Secretaria Municipal de Saúde Rafael Rolim, explica a importância dessa iniciativa. “Essa é uma política pública muito importante, que às vezes é negligenciada por outras cidades. Animais em excesso nas ruas trazem diversos problemas, como poluição sonora, os animais ficam doentes. Então, ter o controle desses animais é fundamental até para controle de zoonoses, que são aquelas doenças transmissíveis dos animais para os seres humanos. No fim da linha, essas ações trazem mais saúde a população”.

Os grupos de proteção animal têm importante papel nesse trabalho. Foram os protetores que fizeram o levantamento e cadastro dos animais em situação de rua no município, e estão auxiliando nos trabalhos de castração. Para Telma Paulo de Freitas, do grupo Bicho Bacana, esse trabalho é de carinho pelos animais: “A castração dos animais em situação de rua, é um ato de amor e é um sonho realizado pra mim. É nosso dever, enquanto sociedade, cuidar dos animais que estão nas ruas. E assim a gente trabalha para diminuir a população desses animais. Isso é o nosso combustível, ver esses animais bem, cuidados. Agradeço também ao Deputado Federal Fred Costa, pelo apoio à causa animal por meio de emenda parlamentar”. Dona Iraci Gomes Ferraz, do grupo PET Carinho, acrescenta a importância da castração: “São muitos filhotes nas ruas, nos deixa triste ver às vezes animais brigando, mal cuidados”. A cuidadora também deixa um recado para a população: “Pra quem não quer ver os animais na rua, nos ajudem, pois o nosso trabalho é tirar esses animais da rua e encontrar um lar para eles.”

Sobre o castramóvel
O Castramóvel é uma carreta preparada pela Sociedade Ubaense de Proteção Animal (SUPA) para atender os animais e estará até o dia 13 de março instalada no pátio do 11º Batalhão da Polícia Militar de Manhuaçu para realizar as cirurgias. O local da instalação das carretas tem o intuito de evitar aglomerações, além de garantir a segurança dos animais.

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar