Chuva de granizo chama a atenção de moradores em Manhuaçu

Uma chuva de granizo atingiu Manhuaçu na tarde dessa quarta-feira, 07, e chamou a atenção dos moradores. A forte chuva começou após às 15 horas.

Pouco antes a Defesa Civil emitiu um alerta informando que um temporal estava previsto. “Defesa Civil: Alerta de Tempestade Severa: Raios, vendaval, granizo e chuva intensa. Valido até as 16:00h. FONTE: SIMGE/IGAM”.

Manhuaçu e região tem vivido dias de altas temperaturas, com termômetros na casa dos 36°. Mesmo com a chuva desta quarta-feira, a previsão indica que o tempo quente deve prevalecer nos próximos dias. Para esta quinta-feira, 08, pancadas de chuva ainda podem ocorrer.

Confira a previsão abaixo:

Como se forma a chuva de granizo?

As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.

A chuva de granizo, no entanto, não acontece nas regiões polares. O motivo? É que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. “E ela só aparece nas regiões mais quentes”, explica Mario Festa, professor de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo. Isso acontece porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e alto índice de umidade relativa do ar, mais raro nos países frios.

A ocorrência do granizo, portanto, é mais frequente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo

gradativamente ao longo das regiões tropicais, extratropicais e temperadas. “Por isso, em algumas épocas do ano é até possível ter chuva de granizo na Escandinávia, mas é raro. Já nos polos, realmente, nunca foi registrada”, diz o professor.

A pedra de gelo tem, em média, 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, mas isso pode variar. Nos Estados Unidos, na década de 1970, foi registrado um granizo com 14 centímetros de diâmetro, com 750 gramas.

Tribuna do Leste

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: